Loading...

sábado, 30 de abril de 2011

CEBs - Diocese de Barra Mansa

COMEÇA PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL EM 18 CEBs








Um salto qualitativo e quantitativo a Pastoral da Comunicação (PASCOM) acaba de dar! Foi lançado no dia 8 de abril o Projeto de Inclusão Digital Missionária (IDIM), na CEB São João Evangelista, bairro Piteiras, Paróquia São Sebastião, Barra Mansa, contando com a presença de 60 pessoas, além do bispo diocesano Dom João Maria Messi (OSM).
Num clima de oração, foi rezado Ofício Divino das Comunidades em ação de graças pelo êxito da iniciativa que teve oito meses de campanha, adesão de 18 CEBs, sendo seis delas: São João Evangelista, São Francisco de Assis, Maria de Nazaré, São Pedro, São Judas Tadeu e São Pedro/Cotiara, todas da Paróquia São Sebastião.
Contará também com Setor Centro/ VR CEB NS Aparecida, bairro São João e CEB São Geraldo. Setor 3 Conforto, CEB São Miguel Arcanjo, Morada da Granja. Setor 2 Conforto, CEB Santa Rita, Dutra. Setor NS da Anunciação, CEB Santo Agostinho. Área Norte, CEB João XXIII, Siderlândia e CEB NS da União, Retiro. Paróquia Santo Antônio, CEB Sagrado Coração de Jesus, Bocaininha. Paróquia Santa Cruz, CEB NS da Boa Morte, Vila Coringa. Setor I Conforto, CEB Sta Teresa de Ávila, Rústico. Paróquia NS das Dores, CEB São Vicente, Floriano e Setor Pinheiral, CEB NS da Conceição.
A equipe de orientadores do Projeto IDIM apresentou os equipamentos novos e explicou com detalhes o objetivo, ressaltando que visa criar a consciência digital em âmbito eclesial; mostrou as etapas de cada encontro e os temas específicos que se complementam e compartilham, esclarecendo que não será apenas um curso de informática, porque vai mais além e pretende agregar novos agentes da PASCOM. Tudo de acordo com as diretrizes diocesanas da PASCOM e os documentos do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, que falam da ética na comunicação e na internet.
Serão quatro meses de encontros de formação, atingindo 90 pessoas, com noções de jornalismo, criação de e-mail, internet, articulação da equipe comunitária da PASCOM e produção da agenda da CEB, que oportunizará duas horas por semana, em quatro encontros, totalizando oito horas de atividades práticas e teóricas.
“Hoje é um dia especial para a PASCOM, que comungo com vocês e sei o quanto se esforçaram para que fosse concretizado um projeto missionário de comunicação, ousado e corajoso. Parabenizo e gostaria que todos tivessem esta mesma consciência de vocês! O que não me agrada é ver a resistência e a indiferença das pessoas ao mundo digital, tão necessitado da presença cristã, o qual o Papa Bento XVI, sempre descreve em suas Cartas anuais pelo Dia Mundial da Comunicação, que este ano completa 45 anos em 5 de junho”, afirmou Dom João, completando que o Projeto IDIM não é um luxo, nem algo descartável e opcional, mas valioso e comprometido com a causa do Evangelho e que abrirá a cabeça dos diocesanos para algo que hoje é mais do que prioritário: a informatização e a digitalização.
Túlio Costa, um jovem de 15 anos e cheio de vitalidade e dinamismo, é da CEB São João Evangelista e coordenador da PASCOM; ele agradeceu a gentileza de abrir o projeto nas Piteiras e colocou toda a estrutura da CEB em sintonia com as demais CEBs da paróquia para que conheçam o trabalho e passem a fazer parte da mesma.

Fonte: PASCOM Diocese de Barra Mansa


Paróquia São Sebastião

SEIS CEBS DA PARÓQUIA SEDIARÃO PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL




A Pastoral da Comunicação Diocesana começou a desenvolver o Projeto de Inclusão Digital Missionária (IDIM), capacitando a Equipe de Orientadores. A partir do dia 8 de abril, às 19h, será lançado o projeto na CEB São João Evangelista, Paróquia São Sebastião, Barra Mansa, semanalmente, durante três meses, com carga horária de oito horas, duas em cada CEB, totalizando 18, sendo que seis delas são da Paróquia São Sebastião: 1-São João Evangelista, Piteiras; 2-São Pedro, bairro São Pedro; 3-São Pedro, Cotiara; 4-São Judas Tadeu, 5- São Francisco de Assis, Nova Esperança; 6-Maria de Nazaré). Essas CEBs da paróquia, inscreveram-se no projeto e atenderam aos critérios estabelecidos no segundo semestre de 2010.
A Inclusão Digital Missionária vai avançar a comunicação da própria CEB, porque inicialmente cinco pessoas serão capacitadas para se tornarem agentes da PASCOM, os quais contribuirão para anunciar a CEB nas mídias da Igreja, de acordo com a realidade da mesma. Nesse primeiro momento, nas reuniões da PASCOM, será detalhada a programação do projeto e serão distribuídas fichas de inscrição para as pessoas que serão contempladas a participarem da iniciativa.
Além das CEBs da Paróquia São Sebastião de Barra Mansa, sediarão o projeto são: (1- Santo Agostinho; 2- Santa Teresa de Ávila, Rústico; 3- São Geraldo, 4- NS da Conceição; Pinheiral; 5- João XXIII, Siderlândia, 6- NS Aparecida, São João; 7- NS da União, Retiro; 8- Santa Rita, Dutra; 9- Sagrado Coração de Jesus, Bocaininha; 10- NS da Boa Morte, Vila Coringa; 11- São Vicente, Floriano; 12- São Miguel Arcanjo, Morada da Granja).

Vagner Mattos
jornalista e especialista em comunicação jornalística

Nenhum comentário: