domingo, 17 de abril de 2011

Boletim Comunidades Eclesiais de Base: UCB - Memória&Caminhada

O projeto Memória e Caminhada tem por objetivo acompanhar a história da caminhada das CEBs, por conta disso realizamos um processo constante de receber, tratar, catalogar e digitalizar toda a documentação referente às CEBs do Brasil e também da América Latina.

No entanto achamos também de grande importância acompanhar a caminhada que as CEBs vêm realizando no momento presente e para isso realizamos um intenso trabalho de acompanhar todos os sites e blogs que se propõem em divulgar os passos que estão sendo dados e de forma sistemática tentamos guardar todos os informes, notícias, artigos, analises e fatos do cotidiano que dizem respeito à teologia da libertação, às CEBs e às pessoas que fazem desse movimento uma realidade.


Do exercício deste acompanhamento diário surgiu a proposta de disponibilizar para o público interessado os resultados deste trabalho o que resultou na idéia do “Boletim CEBs”. Sabemos que alguns regionais já realizam trabalhos neste sentido como, por exemplo, o “Informativo das CEBs”, publicado pela Diocese de São José dos Campos – SP ou o informativo “A Caminho”, publicado pelo secretariado do Intereclesial.


Portanto apresentamos esta proposta não no sentido de inovar, mas sim no sentido de “Somar”.

Pensamos desta forma em colaborar com a construção de uma rede de comunicação sobre CEBs e que está possibilite uma maior integração das informações daqueles que fazem CEBs na perspectiva de ampliar as possibilidades de reflexão bem como de conhecimento das atividades que vem sendo realizadas em todo o país.


O “Boletim CEBs” é um clipping semanal elaborado pela Equipe do Projeto Memória e Caminhada. O objetivo do boletim é tentar centralizar todas as notícias que durante a semana circularam na internet sobre as CEBs.

Queremos fornecer ao leitor a praticidade de encontrar num único documento todas as matérias vinculadas na web no decorrer da semana, bem como, proporcionar uma leitura que leve em consideração o todo, ou seja, as diversas formas como as “CEBs” está sendo pensada, onde ora os temas podem convergir, ora podem divergir devido as especificidades de cada realidade.

Temos a constante preocupação de citar as fontes e os links de onde cada matéria foi retirada para dessa forma evidenciar os canais de comunicação que contribuem para fomentar e tornar realidade o movimento de CEBs.

O Boletim será publicado toda Sexta-Feira no Blog do Projeto: www.memoriaecaminhada.wordpress.com


Seguindo o intuito de constituir uma rede, ou ao menos tentar uma experiência neste sentido, estamos abertos a receber notícias, artigos, depoimentos, agendas, fatos ocorridos de pessoas que estejam interessadas em colaborar.

Basta fazer o contato conosco através do email: memocebs@ucb.br ou entrar em contato por outros meios disponíveis na seção contatos deste site.

Nenhum comentário: