terça-feira, 8 de março de 2011

Planalto Serrano forma bloco unido contra a dengue



Combater a dengue é um trabalho que envolve Prefeitura e comunidade

Moradores de Planalto Serrano aproveitam a alegria do Carnaval para formar um bloco unido contra a dengue. Nesta sexta-feira, dia 04, representantes da comunidade, em conjunto com a Prefeitura da Serra e do projeto AICA (Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente) vão sair às ruas convocando cada morador a assumir seu papel na caminhada contra o avanço da doença.

No clima de folia, com fantasias do mosquito e de criadouros, munidos de faixas, cartazes e material educativo, a idéia dos organizadores é ir conscientizando os moradores sobre o risco de manter em seus quintais depósitos, reservatórios de água destampados que podem contribuir para a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Os “foliões” vão se concentrar às 8 horas em frente à unidade de saúde do Bloco A, de onde sairão às 8h30 em caminhada. A ação envolve moradores dos Blocos A, B e C de Planalto Serrano, lideranças comunitárias, alunos do projeto Meninos e Meninas do Mestre, da Rede AICA, alunos do Projovem, agentes comunitários de saúde e agentes de combate à dengue.

De acordo com a referência técnica em Educação e Saúde, da Vigilância Ambiental em Saúde da Serra, Flávia Selestrino, essa ação é um dos resultados do trabalho que vem sendo desenvolvido junto às comunidades no sentido de se criar comitês locais de mobilização contra a dengue. “É a sociedade assumindo o seu papel no combate à dengue”, disse ela.

Planalto Serrano é uma das comunidades onde já foi iniciada a discussão para formação desse comitê, envolvendo lideranças comunitárias, representantes do comércio, igreja e entidades da sociedade civil organizada, além da prefeitura. Nesta-quinta-feira, às 13 horas, haverá reunião no Centro de Convivência de Planalto Serrano A para traçar novas ações de mobilização.

Esse tipo de reunião também está acontecendo em bairros onde o risco de contaminação da dengue é maior como Novo Horizonte, Nova Carapina I, Feu Rosa, Campinho da Serra I e II e Vila Nova de Colares. Nesses bairros já foram desenvolvidas algumas atividades.

“A população, as empresas, as igrejas podem contribuir para diminuir o avanço da doença. Cada um fazendo a sua parte, sociedade civil e poder público, fica mais fácil eliminar o mosquito da dengue”, ressalta Flávia.

Flávia lembra que a Vigilância Ambiental em Saúde está à disposição das comunidades para apoiar ações de orientação e combate à dengue. Os contatos podem ser feitos através do telefone 3281-7721. O disque-dengue também pode ser acionado em caso de suspeitas de focos do mosquito. O telefone é o 3228-5394.

Rede AICA – foi criada em 1997 por membros das Comunidades Eclesiais de Base da Paróquia São João de Carapina, em parceria com a prefeitura da Serra e outros órgãos. Oferece atividades esportivas e culturais, atendimento psicossocial, apoio pedagógico, oficinas de teatro e dança, dentre outros complementos às crianças e adolescentes. Contato: 3251-6129, com Márcia.

Bloco contra a dengue
Concentração: às 8 horas, em frente à unidade básica de saúde de Planalto Serrano Bloco A. Saída às 8h30 pelas ruas do bairro.

SAIBA MAIS

Comitê de mobilização contra a dengue

No enfrentamento da dengue, a Equipe de Educação em Saúde da Serra desenvolve ações contínuas nos bairros de maior risco para ocorrência da doença, buscando ampliar o número de pessoas com acesso a informações preventivas e incentivá-las a colaborarem com o controle da dengue, através da formação de comitês de mobilização contra a dengue. O comitê pode ser formado por representantes das escolas, comércio, lideranças comunitárias, igrejas, poder público, entre outros.

Onde e como o comitê pode atuar e ajudar:
Escolas
- Realizar ações de mobilização nas escolas, especialmente, localizadas em áreas de maior risco para ocorrência de dengue;
- Participar de reuniões de pais e de outros momentos promovidos pela escola;
- Realizar capacitação de alunos e professores nas escolas identificadas para realização de ações práticas nas localidades de maior risco;
- Utilizar materiais informativos, com enfoque direcionado para os tipos predominantes de criadouros de cada localidade;
- Desenvolver atividades lúdicas como teatro de fantoches, oficinas de pintura e desenho com alunos.
- Fomentar atividades conceituais e de mobilização nas escolas, utilizando a Cartilha da dengue, e outros materiais informativos disponíveis e/ou produzidos pelo município.

Empresas
- Realizar mobilização interna com os funcionários, informando sobre o risco de ocorrência de casos graves da doença e os depósitos predominantes do vetor;
- Incluir informações e mensagens sobre a doença nos contra cheques, veículos de comunicação (site, intranet, murais e jornais interno e externo);
- Sensibilização dos funcionários com informações lúdicas (jingles) sobre o tema durante as aulas de ginástica laboral;
- Apoiar a veiculação do tema na mídia por meio de propagandas, visando divulgar informações sobre a dengue, bem como, a adesão da empresa no combate à doença;
- Realizar inspeções sanitárias nas instalações da empresa em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, como ação sistemática.
- Utilizar materiais informativos sobre manejo clínico junto ao serviço médico da empresa.
- Mobilizar os trabalhadores das empresas, por intermédio da equipe de Segurança do Trabalho, a qual poderá realizar ações programadas de educação em saúde, buscando sempre evitar que ocorram casos da doença.
- Elaborar folder e outros materiais informativos para seu público;
- Treinamento de colaboradores internos para realização de vistoria nas dependências da empresa visando evitar risco de proliferação do vetor.
- Sensibilização de força de trabalho específica (trabalhadores responsáveis pela limpeza e jardinagem) com material educativo pertinente as suas atividades;
- Sensibilização da comunidade no entorno das instalações da Empresa através das reuniões e outras atividades.
- Afixar cartazes dentro da empresa como forma de divulgação sobre a importância da ação preventiva;
- Envolver os familiares de funcionários em programações de atividades para divulgação de informações sobre a dengue.
- Divulgar informações para o público alvo, clientes, usuários do serviço prestado pela empresa.

Igrejas
- Divulgar mensagens e informações sobre a dengue em cultos, missas, celebrações.
- Inserir o tema da dengue nos encontros promovidos pela instituição religiosa.
- Divulgar informações sobre a doença em informativos, jornais e impressos produzidos pela Igreja.
- Promover ações de mobilização social visando estimular a participação dos fiéis nas ações de enfrentamento da doença.

Programas e Projetos Municipais
- Envolver o público participante dos projetos em ações de mobilização nas comunidades de maior risco.
- Capacitar os usuários e participantes dos projetos, para atuarem como multiplicadores de informações sobre a dengue.

Serviço
Educação em Saúde/Vigilância Ambiental – (27) 3281-7721 / 3338-9907.
Disque-dengue: (27) 3228-5394. Pode ser acionado em caso de suspeitas de focos do mosquito.


Prefeitura Municipal da Serra - Espírito Santo - Brasil

Maria Angela Siqueira

Nenhum comentário: