sábado, 1 de janeiro de 2011

Testemunho sobre o P. José Maria Herreros Robles


29.12.2010

Dia 14 deste mês a CVX-MCL fez uma visita ao Pe. Herreros em Itaici, pois estava de partida para a casa de repouso dos jesuítas em Belo Horizonte. Foi uma despedida festiva, alegre, bem ao estilo dele.

Conheci o Pe. Herreros em 1987 quando participei dos retiros inacianos em Itaici, época em que a Igreja do Brasil fervilhava com sua abertura e idéias baseadas na Teologia da Libertação.

Em 1988 nosso grupo teve uma terrível experiência, com o pároco e o bispo diocesano. Fomos praticamente impedidos de continuar nossos trabalhos pastorais na comunidade do Parque Santo Antonio em Jacareí, por nossas idéias baseadas na Catequese Renovada e nos movimentos que impulsionavam a pastoral da juventude.

Foi aí que aparece entre outros o grande padre, acolhedor, atencioso e incentivador: Pe. Herreros. Ele nos dizia que ser igreja não era apenas participar de pastorais, e nos apresentava de maneira muito paciente e educativa os exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola. Dizia ser possível sim acreditar e lutar por uma igreja libertadora, e que os exercícios seriam uma grande ferramenta para o discernimento do grupo, neste novo caminhar.

Quem conhece o Pe. Herreros sabe que ele é um legítimo pastor da igreja, sempre alegre, otimista, atencioso e prestativo. Numa igreja em crise dentro do clero, ele representa um exemplo a ser seguido e admirado.

Padre Herreros é um amigo, irmão, um pai, é uma pessoa que marcou e marca a vida de todos que conviveram com ele. Tenho certeza que a CVX SP deve muito ao Pe. Herreros, e onde ele estiver está sempre presente em nossas vidas, quer seja pela oração, pelos seus ensinamentos e pela convivência que tivemos.

Somos privilegiados pois temos um padre chamado José Maria Herreros!



José Rubens de Souza
CVX-MCL Jacareí SP.

Movimento Vida Cristã
Movimento Cristão Libertador

Nenhum comentário: