quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Dom Erwin Krautler - Servo de Cristo Jesus: Memórias de Luta e Esperança


DOM ERWIN KRÄUTLER - SERVO DE CRISTO JESUS: MEMÓRIAS DE LUTA E ESPERANÇA
Neste livro, o leitor acompanha a trajetória de uma vida dedicada à causa do Reino que se desdobra em muitas causas na Amazônia, no Brasil, na América Latina e no mundo afora; uma vida dedicada à causa dos ribeirinhos do Xingu, dos pobres e abandonados da Transamazônica, do povo de Altamira, dos povos indígenas do Brasil, à luta por terra e água, à vida do planeta e no planeta terra.

Tantas causas implicitamente assumidas no seu lema episcopal “Servo de Cristo Jesus”, receberam no decorrer dos anos contornos concretos; tornaram a vida de D. Erwin Kräutler, Bispo Prelado de Xingu (PA), uma vida a caminho, via sacra, de trânsito pascal: “Eis a Páscoa, eis o trânsito!” resumiu Santo Agostinho paixão e ressurreição de Jesus, em seu comentário ao Evangelho de S. João (Joh. LV 1 CC 464). Pela ressurreição, a paixão não se torna passado. Está presente nas chagas do Ressuscitado que marcam seu discípulo missionário.

Como um meridiano percorre os textos deste livro a mística missionária de seu autor. Na gratuidade de sua existência, na firmeza de sua denúncia e na mansidão de seu testemunho concretiza a resistência contra a lógica do sistema que gera morte.

Em várias ocasiões abraçou essa morte como adversária e irmã. Transformando sua paixão em compaixão para com a causa dos pequenos, muitas vezes, o “Missionário do Sangue de Cristo” (C.PP.S.) D. Erwin Kräutler desviou o flagelo destruidor de seu povo. Com seu cajado de bispo aponta para o Caminho-Trânsito, do qual se tornou servo.

São Paulo: Paulinas, 2009.

Nenhum comentário: