sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Fim dos fogos de artifício?!


O Comitê Olímpico Internacional (COI) aceitou estudar uma proposta para proibir o uso de fogos de artifício nas cerimônias de Abertura e Encerramento dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

A medida foi proposta pela Comissão de Esporte e Meio Ambiente. De acordo com um de seus membros, o japonês Masato Mizuno, o uso dos fogos de artifício servem para poluir ainda mais o ar.

- A queima dos fogos aumenta a emissão de gases na atmosfera. E se os Jogos defendem as regras do meio ambiente, esse ponto deveria ser observado – disse Mizuno.

O presidente do COI, Jacques Rogge, acatou a proposta de Mizuno e disse que analisará um estudo sobre o tema.

O dirigente ainda lembrou o episódio que levou à proibição da revoada de pombas, que simbolizam a paz, durante as Cerimônias de Abertura dos Jogos e frisou que os fogos de artifício poderão ter o mesmo destino.

Em 1988, na abertura de Seul, várias pombas morreram após terem sido mal acondicionadas e outras queimadas ao serem soltas e voar em direção à pira olímpica.

Agora, uma pergunta: será que depois de assistir no Rio à queima de fogos do fim deste ano, na praia a de Copacabana, durante o lançamento da logomarca Rio 2016, Rogge ainda vai pensar no assunto?

Michel Castellar


Nenhum comentário: