sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Seminário debate negociações sobre clima e biodiversidade - RS


Seminário debate negociações sobre clima e biodiversidade


Evento será realizado dia 16 de novembro, em Porto Alegre, reunindo representantes da sociedade civil do Brasil nas conferências da Diversidade Biológica, realizada em Nagoya, no Japão, e do Clima, em Cancun, no México. Em debate, o reflexo das negociações internacionais do Clima e da Biodiversidade nas políticas nacionais e estaduais e a busca de novos paradigmas para a elaboração de políticas ambientais. Objetivo é abrir um canal de diálogo com formuladores de políticas públicas e estabelecer interlocução com os legisladores e governos recém eleitos.


A organização Amigos da Terra Brasil em parceria com a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, promove no dia 16 de novembro, às 14h, em Porto Alegre, o seminário “O reflexo das negociações internacionais do Clima e da Biodiversidade nas políticas nacionais e estaduais: em busca de novos paradigmas para as políticas ambientais” com representantes da sociedade civil do Brasil nas conferências da Diversidade Biológica, realizada em Nagoya, no Japão, e do Clima, em Cancun, no México.

O encontro, que será realizado no plenarinho da Assembleia (Sala João Neves da Fontoura, 3° andar), debaterá a dinâmica interna e o processo de tomada de decisões nos espaços multilaterais de negociação de políticas ambientais. Além disso, abordará as disputas comerciais nas conferências internacionais e os processos de ajuste das políticas de meio ambiente, nacionais e locais, a partir de exemplos concretos, como o Código Florestal, a Política Nacional de Mudanças Climáticas e projetos de lei em tramitação no Parlamento gaúcho. O objetivo é abrir um canal de diálogo com formuladores de políticas públicas e estabelecer interlocução com os legisladores e governos recém eleitos.

Os Amigos da Terra Brasil integram a federação Friends of the Earth International (FoEI) presente em mais de 70 países. A entidade participou, junto com representantes de movimentos sociais aliados, como a Via Campesina, da 10ª Conferencia das Partes (COP) da Convenção da Diversidade Biológica (CDB) em Nagoya no Japão , no final de outubro, e preparam-se para acompanhar as negociações da COP 16 do Clima em Cancun no México , de 28 de novembro a 12 de dezembro de 2010.

A programação do seminário, em Porto Alegre, é a seguinte:

14h - O resultado e os rumos das negociações e das políticas de
Biodiversidade: temas quentes, avanços e ameaças para um pais megadiverso

Camila Moreno – Representante dos Amigos da Terra Brasil na COP10 da CDB em Nagoya

Marciano Toledo da Silva – Representante da Via Campesina Brasil na COP10 da CDB em Nagoya

15h - As expectativas para a COP16 do Clima em Cancun no México e as tendências das políticas nacionais sobre mudanças climáticas, florestas e agricultura: resistindo à mercantilização do clima e da natureza

Lucia Ortiz – Coordenadora Regional do Programa de Justiça Climática e Energia de Amigos da Terra Internacional, representante dos Amigos da Terra Brasil na COP 16 em Cancun.

Micheline Michaelsen – Representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)/Via Campesina Brasil no Congresso da Coordinadora Latinoamericana de Organizaciones del Campo – Vía Campesina (CLOC-VC) .

16h - Tendências e paradigmas emergentes com vistas à realização da Conferência Rio+20 no Rio de Janeiro em maio de 2012

Debate entre os convidados e o público.

O evento, que terá a mediação do editor da Carta Maio, Marco Aurélio Weissheimer, conta com o apoio da Assembleia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (APEDeMA-RS).

fonte: Carta Maior

Nenhum comentário: