sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Amazonas já é o 3º Estado que mais desmata no Brasil

O Amazonas passou Rondônia pela primeira vez na lista de campeões de desmatamento amazônico. A informação é do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), que monitora mensalmente o desmate com imagens de satélite.

Segundo o instituto, em agosto e setembro de 2010, o Amazonas derrubou 40 quilômetros quadrados de floresta. Rondônia, que sempre foi o terceiro Estado que mais desmata (atrás de Pará e Mato Grosso), derrubou 34 quilômetros quadrados.

Mais de 70% do desmatamento amazônico vira lixo
Produção pesqueira na região amazônica sofre com a estiagem
Na Amazônia, floresta alugada começa a dar madeira

O desmatamento se concentra no sul do Estado, nas regiões de Lábrea e Apuí. Trata-se de uma zona intensa de grilagem de terras, além de estar na área de influência da BR-319, cuja expectativa de asfaltamento pode ter aumentado a ocupação ilegal de terras e a derrubada.

A boa notícia é que, apesar do crescimento no maior Estado da região, o desmatamento continua em queda. Em agosto e setembro, ele diminuiu 22% em relação ao mesmo período do ano passado, e 21% considerando apenas o mês de setembro.

Por conta da seca extrema que atingiu o sul da Amazônia, as queimadas explodiram e a degradação florestal verificada, idem.

Enquanto no bimestre foram desmatados 380 quilômetros quadrados de floresta, as matas queimadas ou afetadas pela exploração de madeira (que se tornarão áreas desmatadas) somaram 2.055 quilômetros quadrados --aumento de 213%.

CLAUDIO ANGELO

Nenhum comentário: