domingo, 7 de novembro de 2010

14º encontro das CEBs " Comunidades Eclesiais de Base" - Regional Norte 2

14.11.2010



Acontecerá em Icoaraci, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima no conjunto Eduardo Angelin, no dia 14 de novembro às 8h até as 14h. Um dos objetivos do encontro é o de reanimar e cria novas comunidades entre 2010 e 2014.

Os encontros acontecem geralmente duas vezes ao ano no 1º domingo de junho e novembro, as paróquias são escolhidas por região para dinamizar os setores e conhecer a realidade das comunidades.

Participam do encontro as comunidades da grande Belém como Marituba, Ananindeua, em que eles farão o momento de partilha e estudo do documento 92 da CNBB com o tema: Mensagem ao povo de Deus sobre as comunidades de Eclesiais de Base.

Os encontros Intereclesiais das CEBs acontecem desde 1975 em Vitória/ES, reúnem diversas dioceses para a troca de experiência e reflexão teológica e pastoral acerca da caminhada das CEBs. Acontece também à congregação de bispos, religiosos, presbíteros, assessores e assessoras, animadores de comunidades, bem como convidados de outras igrejas cristãs e tradições religiosas. Neles se expressa à comunhão entre os fiéis e seus pastores.



Segundo a secretária da CEBs do Regional Norte 2, Regina Lucia, é importante conhecer as realidades das outras comunidades para fazer com que aquelas que se encontram desanimadas com dificuldades para caminhar devido a barreiras como a violência, ganhem um novo ânimo. Este é um dos papeis importantes do trabalho da CEBS o de oração e na luta por melhorias nas comunidades como que aconteceu na Comunidade Transfiguração do Senhor no Curuçambá em Ananindeua com o tema: Como ser comunidade na sua área de atuação.

A secretária comenta que eles estavam encontrando dificuldades para levar adiante o trabalho de evangelização em função do medo por se tratar de uma área perigosa, e também nas pastorais, liturgia etc. o encontro deu uma nova perspectiva para seus trabalhos, pois, falamos da força que nos impulsiona a continuar a caminhada que é o nosso Senhor Jesus Cristo por obra do Divino Espírito Santo. A CEBs tem a capacidade de cuidar da formação das próprias comunidades e de olhar, com compaixão, a realidade e incentivar as comunidades eclesiais de base, a obter um relacionamento fraterno de igualdade com as demais comunidades pertencentes à mesma paróquia.



PROGRAMAÇÃO

08h00 – CHEGADA / ANIMAÇÃO

08h30 – CELEBRAÇÃO DE ABERTURA - REG. SÃO JOÃO BATISTA

09h00 – EXPOSIÇÃO DO TEMA

10h30 - LANCHE PARTILHADO

10H50 – RETORNO AO TEMA

12h30 - ALMOÇO PARTILHADO

14h – CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA

ACOLHIDA e ATO PENITENCIAL: REG. SANTANA/ Mª GORETHI; //LITURGIA DA PALAVRA: REG. MENINO DEUS/SÃO VICENTE // PRECES: CADA REGIÃO FARÁ UMA; // OFERTÓRIO: REG. SANTA CRUZ // CONSIDERAÇÕES FINAIS E AGRADCIMENTOS: REG. SÃO JOÃO BATISTA (EQUIPE LOCAL).

CONDUÇÃO:

Vindo da Cidade Velha e Jurunas, pegar o ônibus Eduardo Angelim/Ver-o-peso e descer próximo a escola ou Icoaraci/Almirante Barroso que passa na Presidente Vargas descer em frente ao Conjunto Bom Clima e andar 15miutos para encontrar a escola.

Vindo de Ananindeua e Marituba, o ônibus é o Ocoaraci?Estação Br, descer em frente ao Conjunto Residencial Bom Clima.

Vindo de São Braz pela Augusto Monte negro podem ser os ônibus Icoaraci/São Braz – Icoaraci/Almirante barroso ou Outeiro/São Braz

OBS.: Levar alimentos para a partilha; prato e principalmente copo não descartável para uso pessoal. Levar bandeira ou estandarte de sua Comunidade. Deveremos vestir roupas com as cores de cada Região Episcopal: AZUL (Santana/ Gorethi), VERDE (Menino Deus e São Vicente), VERMELHO (Santa Cruz) BRANCO (São João Batista).

- As Comunidades que têm trabalhos de geração de renda, em todos os sentidos podem levá-los para fazer exposição e venda dos produtos.

Nenhum comentário: