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sexta-feira, 30 de abril de 2010

Construindo o 6º Mineiro das CEBs

O 6º Mineiro das CEBs já começou...

O Coordenador de Pastoral considera que 6º Mineiro das CEBs já começou... “Vejo que o Encontro já está acontecendo”. A observação foi do Vigário Episcopal de Pastoral ou Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Pe. Reginaldo Wagner Santos, durante reunião da Coordenação Geral que prepara a estrutura para o 6º Encontro das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) de Minas Gerais. A reunião foi realizada na noite de 23 de fevereiro de 2010, na sede Comunidade Nova Vida, Centro de Montes Claros. Aproximadamente 20 pessoas estavam presentes a esta convocação.

A Coordenadora da Equipe de Ornamentação do 6º Mineiro das CEBs, Maria Isméria Pinheiro Ezequiel sublinhou que o seu grupo já segue para a terceira reunião, quando se discutem os preparativos do evento, que está marcado para acontecer em MOC de 22 a 25 de julho de 2010 com o tema “Economia e Missão” e lema “Construindo uma Igreja Solidária”. A Equipe de Ornamentação deve andar sempre em sintonia com a Equipe de Acolhida do 6º Mineiro das CEBs, foi outra orientação salientada nesta reunião na Comunidade Nova Vida.

O Casal coordenador da Equipe de Hospedagem, Antônio Jader e Edna Ferreira pesquisaram sobre as CEBs através dos sites www.cnbb.org.br e www.wikipedia.org. Foi sugerido ainda que os responsáveis por esse trabalho visitassem os bairros Delfino Magalhães e Santo Antônio, já que a Casa de Pastoral será palco das discussões do Eixo Eclesial. Com cerca de 50 colaboradores mobilizados, a Equipe de Recepção pediu definição bem clara do que a Equipe Central espera desse grupo, como um relacionamento aberto com a Equipe de Acolhida.


Consciência ambiental

São pensadas 10 pessoas para ajudar a recepcionar os delegados de cada um dos cinco Eixos Temáticos. A Equipe de Recepção solicitou que o material a ser utilizado no evento fosse todo reciclado (crachás, pastas, blocos para anotações, etc) e que haja coleta seletiva nos locais do Encontro. Foi proposto que a história do Norte de Minas e novidades regionais fossem divulgadas pelos meios de comunicação. Informações sobre os hospitais da cidade e o acesso ao transporte público coletivo urbano também entraram como pontos importantes rumo ao 6º Mineiro das CEBs.


Outra indicação se concentrou no esforço para que, nos Eixos Temáticos, exista uma pessoa encarregada de esclarecer os visitantes sobre alguma dúvida a respeito do município e da Arquidiocese. A Equipe de Compras, representada por Francisco José Franco, da Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística, deve se pautar em caminhar harmoniosamente com as equipes de alimentação e cozinha. “Conseguimos casais para ajudar”, afirmou Franco e contou que a cozinha do Exército poderá estar disponível para estruturar o almoço de encerramento do Encontro.


Francisco José Franco pediu esclarecimento sobre a lista de compras, recursos, cardápio e onde as mercadorias ficarão guardadas até a realização do evento. Da Equipe de Animação do 6º Mineiro das CEBs, Maria das Graças Oliveira Carvalho pensa em um instrumento musical para que possa ser distribuído e que seja uma lembrança dessa celebração. Ela informou ainda que está entrando em contato com grupos culturais, como o Grupo Zabelê e a Orquestra de Viola de Minas, para que estes se apresentem na Noite Cultural, marcada para sábado (24).

Liturgia

A Equipe de Liturgia fará a sua terceira reunião no dia 15 de março no salão da Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São José de MOC. Coordenadora da Equipe, Irmã Raimunda Dorilene Pinheiro Pereira, em um desses encontros, apresentou toda a caminhada das CEBs no Brasil, de 1995 a 2009. Já o presidente do Conselho das Comunidades de Vida e Aliança da Arquidiocese de Montes Claros, Fernando Martins Pereira, fundador da Comunidade Nova Vida, lidera os trabalhos da Equipe de Bem-Estar do 6º Mineiro das CEBs.


Ele salientou que, na Arquidiocese de Montes Claros, atuam 13 comunidades de vida e aliança, sendo 11 na cidade-sede desta Igreja Particular e duas em Bocaiuva. “Nos reunimos em um conselho”, explicou e acrescentou que, em cada Eixo, duas comunidades ficarão responsáveis pelo serviço de ordem e limpeza do evento. A Escola Estadual Dona Quita Pereira apoiará as equipes que trabalharão no Eixo Ecológico, cuja sede é a Igreja Matriz da Paróquia São Francisco de Assis (Bairro Edgar Pereira)

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