terça-feira, 26 de maio de 2009

CEBs: caminhada pela Paz e conscientização ambiental

6º Encontro de CEBs: caminhada pela Paz e conscientização ambiental






O 6º Encontro Diocesano de Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) de Cachoeiro de Itapemirim (ES) que teve por tema "CEBs, Ecologia e Missão" e o lema "O grito que vem da Amazônia ecoa nas CEB's da diocese de Cachoeiro", ocorrido no último fim de semana realizou na noite de sábado, 16, uma caminhada pela Paz.

Pelo trajeto várias faixas contendo mensagens de paz foram vistas, penduradas nas varandas e portões, a população da cidade se mobilizou com a caminhada duplicando o número de participantes até o momento da chegada.

Para encerrar o segundo dia de trabalhos do Encontro de CEBs, a praia central de Marataízes, ponto de chegada da caminhada, foi palco para o show do cantor popular Zé Vicente.

Animados pelo Espírito das CEBs os participantes aproveitaram as músicas e poesias do cantor cearense.

Conscientização Ambiental
Cerca de mil mudas de árvores foram distribuídas na missa de encerramento do Encontro de CEBs.
O evento refletiu sobre as questões ecológicas e ambientais. Durante os três dias do encontro os delegados estabeleceram metas a serem cumpridas por suas comunidades na busca por uma maior consciência ambiental.

“O dia em que entendermos como esta questão afeta nossa vida de forma direta e irreversível, o meio ambiente não precisará mais de defensores”, afirmou um dos participantes do encontro.

Na missa de encerramento as mudas de árvores, cultivadas pelos detentos do presídio Monte Líbano e doadas pela Pastoral Ecológica Diocesana, foram entregues aos representantes das comunidades, como gesto de levar até as comunidades a consciência ecológica criada em cada um dos participantes do encontro.

Em junho, as dioceses do Espírito Santo [arquidiocese de Vitória, diocese de Cachoeiro de Itapemirim, diocese de São Mateus e diocese de Colatina] estarão reunidas em Vila Velha dando continuidade ao tema, no 9º Encontro Estadual de CEBs: “Ecologia e Missão. O grito que vem da Amazônia ecoa no coração da Igreja Capixaba”.

Nenhum comentário: