quarta-feira, 6 de maio de 2009

8º encontro latino-americano e caribenho


Desafios para as CEBs do Brasil
No final do 8º encontro latino-americano e caribenho, em Santa Cruz de La Sierra, a partir das discussões feitas no referido encontro, a delegação dos brasileiros e brasileiras apontaram alguns desafios importantes, a serem discutidos com profundidade pela equipe ampliada nacional de CEBs. São eles:

1. Comunicação: Utilização dos meios de comunicação disponíveis para divulgação das CEBs (rádios comunitárias, rádios comerciais, boletins, jornais, revistas, televisão, sites, e-mails...); ver possibilidade de um site com informações nacionais sobre as CEBs e divulgação de subsídios e cursos de formação; promover a formação de comunicadores para as CEBs.

2. Articulação: Reforçar a articulação das CEBs com as Pastorais Sociais, Semana Social Brasileira, Assembléia Popular; melhorar a articulação, principalmente para repassar informações para quem vai participar de encontros no exterior; ter uma pessoa de referência para isso.

3. Sustentabilidade econômica: Ver possibilidade de algum projeto de cooperação nacional ou internacional para garantir uma melhor articulação das CEBs em nível nacional e para apoiar quem vai participar de encontros de CEBs no exterior.

4. Material de formação: Garantir produção e distribuição de material popular para subsidiar a formação permanente das CEBs na base. (Exemplo: Documento de Aparecida)

5. Questão ecológica: Garantir discussão e aprofundamento da questão ecológica em todos os espaços possíveis na perspectiva das CEBs, com troca de experiências em andamento.



(Dirceu Benincá)

Nenhum comentário: