quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Carta de Convocação para o 1º Paulistão CEBs


CEBs ESTADUAL – CNBB SUL 1



Carta de Convocação para o Paulistão

Aos irmãos e irmãs empenhados/as em fazer amanhecer o dia na Terra Sem Males:


No calor da Trindade, a Melhor Comunidade, nos dirigimos a cada um e cada uma com um fraternal abraço repleto de axé, amor e certeza de que aí onde você está, animado/a pelo Senhor que caminha conosco, está ajudando a fazer o sol da justiça iluminar a terra sem males que tanto sonhamos.
Somos convocados pelos tambores dos povos negros, pelas flautas de todos os povos indígenas deste continente da esperança; Somos chamados pelo berrante e pelo sangue dos/as mártires que clama por justiça, pelo cantar dos rios e pelo pitar do Trem das CEBs que já ruma a Porto Velho a construir e participar de nosso Paulistão, nos dias 19 e 20 de julho de 2008, na Centenária Igreja de Campinas, que celebra sua história, lutas, quedas e conquistas, ao longo desses cem anos sob a maternal benção de Nossa Senhora da Conceição, Mãe e Padroeira deste povo que nos acolherá.
Desde já contamos com sua presença, orações e colaboração, é o Senhor Ressuscitado que nos congrega para essa construção. Todos e todas estão convidados (a) a ajudar neste grande mutirão a dez, cem, mil ou milhões de mãos. Somos convidados (as) a tecer, costurar, cozer, plantar e colher este grande encontro.
Esperamos encontrar muitas pessoas com a disposição do padeiro, que bem antes do sol nascer acorda para dar o pão de cada dia, para ajudar a colocar as mãos na massa. Esperamos encontrar milhares de corações vigilantes, em oração e ação qual vigia que ansioso espera o amanhecer. Esperamos encontrar gente para colocar a mão no arado e tombar a terra dura que precisa produzir.
Qual colméia de abelhas generosas produzamos todos (as) juntos (as) o mel saboroso para continuar a alimentar nossa utopia. Celebremos a luta de cada dia. Assumamos o compromisso com a Mãe Terra que conta conosco se quisermos garantir a nossa e as futuras gerações. Para estudar, celebrar nossos biomas, nossa cultura, nossa fé, somos todos (as) chamados (as). Venham todos e todas o mutirão já começou.
Com o coração aquecido pelo Espírito Criador e Criativo, vamos fazer memória da Tenda dos Mártires, do Seminário Latino Americano de Teologia e da Romaria das Comunidades Eclesiais de Base de todo este nosso Estado e assumir compromissos a partir da Conferência de Aparecida que nos entrega chaves para continuar firmes na caminhada, nos abre brechas para continuar a sermos Seguidores/as do Caminho.
Ribeirinhos e quilombolas, operários e trabalhadoras, homens e mulheres de boa vontade, jovens e crianças, patriarcas e matriarcas de nossas comunidades, dos campos e das cidades, dos Cerrados e da Mata Atlântica, dos Mangues e das Caatingas, a massa precisa ser fermentada e sovada, as tendas precisam ser montadas, o tear espera mãos habilidosas, o barro espera o/a oleiro/a, precisamos abrir nosso poço e beber de nossa água límpida. O campo está pronto para ser semeado, as espigas de milho já nos esperam para ser colhidas, a mandioca já rachou a terra.
O Estado de São Paulo caminha de todos os cantos e recantos até Campinas, se irmane nesse caminhar, o Mártir Ressuscitado Jesus já nos espera para Grande Ceia, Ele nos chama, nos congrega, nos convoca e nos irmana. Cada um com seu dom, cada um com sua história, cada qual com sua cultura, venham com os cestos de pequi, com as gamelas de farinha, com os favos de mel, com o doce da cana, com o bule de café, com a tecnologia e os reciclados. A Missão já começou.
Na certeza da partilha, generosidade, fraternidade e do desejo de ver o “Outro Mundo Possível” nos despedimos desejosos do encontro, em Campinas e nos mais diversos pontos deste nosso Estado Mundo chamado São Paulo.


Equipe Colegiada das CEBs do Estado de São Paulo

Ribeirão Preto, 28 de Outubro de 2007.

Nenhum comentário: