Loading...

quinta-feira, 13 de junho de 2013

CEBs Diocese de Jequié

CEBs DIOCESANA EM AUDIÊNCIA COM O BISPO
Aconteceu no dia 07 de junh (sexta-feira), às 09h :00min, na Cúria Diocesana de Jequié-BA a Audiência das CEBs Diocesana com o Bispo Dom Frei José Ruy Gonçalves Lopes OFMCap. Na oportunidade, o bispo diocesano expressou a sua imensa acolhida às CEBs.
Estiveram presentes: Pe. Paulo Silva (assessor das CEBs na Diocese e no Regional Nordeste 3 BA/SE), Ir. Rosa Maria (coordenadora), Marilene Teixeira (Secretária), João Silva (tesoureiro), Neilson Rocha (vice-tesoureiro), Maria Aparecida e Maria Angélica Souza.
Esta audiência teve como objetivo: apresentar a coordenação geral, apresentar o relatório da assembleia diocesana das comunidades do ano de 2012; apresentar o relatório do encontrão acontecido este ano no KM 100; os balancetes das despesas e eventos feitos pelas comunidades como também os nomes dos delegados que irão participar do XIII Intereclesial das Comunidades, assim como as despesas necessárias para o Intereclesial.
Ir. Rosa iniciou falando sobre o surgimento das CEBs em plena efervescência e de forma especial quando foi aqui foi instaurada a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Graças, incentivada por Pe. Jesus Villacé de Castro, por volta de 1973, quando também se tinha um grupo de legionárias (Legião de Maria) que visitavam doentes e rezavam nas casas. Dom Frei José Ruy procurou saber como está a caminhada das Comunidades nos dias atuais, Ir. Rosa relatou que estão caminhando, mas que algumas paróquias se tornam resistentes; no zonal centro só sete paróquias caminham com a coordenação, mas enfatizou que algumas paróquias apesar de estarem distantes estão presentes na coordenação, a exemplo das cidades de Maracás, KM 100 e Jaguaquara.
Dom Frei José Ruy salientou que é preciso ter espírito de solidariedade e que a quantidade pouco importa, o que é importante é o empenho. Ele acrescentou que a missão do leigo é no mundo, atuando. Foi apresentado ao Bispo as despesas das CEBs, com o Regional no qual é enviado todo a quantia referente a um salário mínimo, bem como as despesas da ampliada, foi-lhe entregue um relatório de tudo que as CEBs arrecadou e gastou durante o ano de 2012 e do 1º semestre de 2013. Colocamos também a necessidade de caminharmos, com a Igreja Particular, sobretudo com o apoio de nosso bispo o qual se mostrou muito satisfeito e atento aos nossos trabalhos, a ele incluímos Dom Cristiano que muito apoiou as comunidades e deixou que os nossos trabalhos caminhassem fluentemente.
Encerramos este encontro, com uma Ave- Maria aquela que sempre vem intercedendo a Deus por toda a nossa Igreja, Maria nossa Mãe Santíssima e com um caloroso abraço dado a todos por nosso bispo Dom José Ruy.

Nenhum comentário: