sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Curso "História Judaica – De Abraão à Inquisição" está com as matrículas abertas

O curso narra a trajetória histórica e apresenta as diferenças entre as comunidades judaicas da Europa ocidental, oriental e dos países árabes. Ao mesmo tempo, aborda aspectos pouco conhecidos como as condições sociais que esse povo vivia em cada região. Os objetivos do curso são mostrar a importância da história judaica na formação da civilização ocidental, delinear a história das civilizações judaicas da idade moderna ao mundo contemporâneo com seus reflexos na atualidade.
Professor: Mauro David Cukierkorn
O curso inicia dia 09 de outubro de 2012

Cátedra da Cultura Judaica promove almoço no Clube "A Hebraica" com o Reitor da PUC-SP, autoridades e lideranças da comunidade judaica de São Paulo
 
O Prof. Dr. José Luiz Goldfarb promoveu almoço da Cátedra de Cultura Judaica da PUC SP, quando o Reitor da PUC SP encontrou-se com lideranças da comunidade judaica de São Paulo. Participaram do evento: Mário Fleck, Presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Abramo Douek, Presidente do Clube A Hebraica, Ilan Sztulman, cônsul de Israel em São Paulo, Ruth Goldberg, diretora da Fundação Arymax, Yael Stein, diretora do Centro da Cultura Judaica, Gaby Milevisky, diretor d'A Hebraica, entre outras autoridades. Clube 'A Hebraica'São Paulo, dia 17 de Maio de 2012.


Cátedra da Cultura Judaica inicia em 2012 cursos na grade de graduação da Faculdade de Teologia - Campi Santana e Ipiranga
A turma será formada por 20 alunos que cursam o segundo e terceiro anos de Teologia, na PUC-SP. Ao Centro de Cultura Judaica coube a confecção do material didático e a organização de todo o módulo. As aulas, que serão realizadas até junho deste ano, e terão continuidade com os temas "Talmud", "História do Antissemitismo" e "Shoá" (Holocausto). Os Seminários de Cultura Judaica serão oferecidos semestralmente aos alunos de 2º e 3º anos da Graduação em Teologia. Esta iniciativa representa o enraizamento da Cátedra de Cultura Judaica, pois se em 2011 obtivemos sucesso com cursos de extensão na COGEA (que obviamente seguirão em 2012), agora estamos adentrando o currículo da graduação. Segundo Professor Doutor José Luiz Goldfarb: "Isto é uma grande homenagem ao idealizador da difusão da cultura Judaica nas universidades brasileiras, Sr. Leon Feffer"

Nenhum comentário: