Com o tema “Justiça e Profecia a Serviço da Vida no Nordeste”, teve inicio através de uma celebração, na noite de quinta-feira(19) em Itabuna, Sul da Bahia, o sexto encontro do Nordeste das Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica. O evento conta com representes dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, além da Bahia. Participam também uma delegação de índios, dezenas de padres, e Bispos, na Vila Olímpica e Colégio Lourdes Veloso.
A coordenadora do encontro Ana Maria, deu as boas vindas aos romeiros e romeiras, afirmando que já é realidade o 6º Nordestão, fruto “de uma construção coletiva que teve a colaboração de mais de mil mãos”. O Bispo da Diocese de Itabuna, Dom Ceslau Stanula, disse em seu pronunciamento que a sociedade contemporânea globalizada, aproximou os povos e introduziu novos valores, porém revelou o fenômeno do anonimato. Dom Ceslau lembrou a importância da união entre a fé e vida, pois são “felizes os pobres que tem fome e sede de justiça”.

 Relembrando
Com o tema “Justiça e Profecia a Serviço da Vida no Nordeste” cujo lema será “Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu” (Mt,5,10) as CEBs pretendem reforçar o testemunho e expressão do traço dinâmico da vida da igreja, além de organizar os preparativos para o 13° Intereclesial das Cebs que acontecerá em 2014, no Crato (CE).
Além de base para o intereclesial, o encontro quer também subsidiar as equipes de coordenação e de articulação das CEBs nos regionais e dioceses para dinamizar a organização e a vida das comunidades de base no intuito de que o indivíduo seja o sujeito da sua própria história.
Para isso, a programação contará com a articulação de sete oficinas temáticas que abordarão a Espiritualidade Ecológica com assessoria de Frei Luciano do Conselho de Pastoral da Terra (CPT/BA); as CEBs e as Políticas Públicas com Renato Thiei; as CEBs e o enfrentamento aos projetos desenvolvimentistas com Roberto Malvezzi (Gogó) da CPT nacional; Profetas e Profetisas de ontem com Marcelo Barros; Romeiros e Romeiras no campo e na cidade com Pastor Marcos Monteiro; CEBs e Movimetos Sociais com Frei Gilvander e CEBs na busca da sustentabilidade com Reginaldo Figueiredo.




A abertura do 6º Nordestão acontecerá na Vila Olímpica de Itabuna a partir das 19:00h do dia 19 de julho (quinta-feira), as atividades do Encontro ocorrerão no Colégio Lourdes Veloso. As celebrações e atividades culturais são abertas ao grande público e ocorrerão sempre na Vila Olímpica.

Os encontros das Comunidades Eclesiaisde Base por grande região acontecem desde 1990 e tem como objetivo a preparação do Intereclesial, encontro que reúne as CEBs do Brasil e de toda a América Latina. Seguindo a tônica da relação fé e política, o 6º Nordestão trará oficinas temáticas que discutirão espiritualidade, ecologia, políticas públicas, movimentos sociais, sustentabilidade e os impactos dos projetos desenvolvimentistas. Estarão presentes o juiz Jorge Moreno, um dos principais motivadores do Tribunal Popular do Judiciário, o pastor Marcos Monteiro da Fraternidade Teológica Latino-Americana do Brasil e FreiGilvander, carmelita que assessora diversas entidades e movimentos sociais. Entre os homenageados do evento estão a médica Zilda Arns, o Pe. José Comblin e GaldinoPataxó Hã-hã-hãe.

As Comunidades Eclesiais de Base surgiram na década de 60, no contexto do Concílio Vaticano II, que resgatou a dimensão comunitária do Evangelho e a relação da Igreja com a realidade social. As CEBs nasceram dentro de comunidades, na maioria das vezes rurais ou das periferias urbanas que se reuniam para momentos de celebração religiosa e também de discussão de problemáticas sociais e econômicas.

Assessoria de Imprensa do 6º Nordestão das CEBs.

Contatos: Haroldo Heleno (73) 3212-1171     (73)8814-9905