sexta-feira, 20 de julho de 2012

Contaminação do solo fez piso de casa aquecer até 80ºC, em Maceió


 
Residência fica localizada na Ponta Grossa, em Maceió
O acúmulo de matéria orgânica e a contaminação do solo e da água foram os fatores apontados como responsáveis pelo superaquecimento do piso de uma casa localizada na Rua Marquês de Pombal, no bairro de Ponta Grossa, em Maceió. Um laudo do Instituto do Meio Ambiente, divulgado na manhã desta sexta-feira (20), atesta que os resultados das análises do material coletado comprovam que o vazamento de esgotos e fossas na região estão provocando uma reação química que libera calor.
O fenômeno, que foi sentido há cerca de duas semanas, intrigou especialistas e atiçou a curiosidade da população, quando os donos da casa revelaram que a temperatura do solo chegava a 80 graus Celsius.
A análise foi realizada por químicos, biólogos, engenheiros-químicos e geólogos do IMA e da Universidade Federal (Ufal). Em laboratório ficou constatada a presença de gás Sulfídrico em uma quantidade 400 vezes superior ao normal e uma grande quantidade de coliformes fecais, o que indica a contaminação do solo por esgotos e fossas da região. "Este gás se forma a partir de uma ação bacteriana resultante da decomposição de matéria orgânica. Ela é mais frequentemente encontrada em rios poluídos e estação de tratamento de esgoto", explicou o diretor técnico do IMA, Ricardo César Barros de Oliveira..
Segundo ele, toda a área de entorno da residência está contaminada, não sendo descartada a possibilidade da ocorrência de novos aquecimentos em outras moradias. Diante disso, o IMA vai encaminhar à Prefeitura Municipal uma recomendação para a instalação de canos que facilitem a dispersão do gás acumulado no solo, além de uma obra de saneamento básico em toda região para conter o vazamento de esgotos e fossas.
Os técnicos do IMA voltarão à residência na próxima segunda-feira (23), para a coleta de novas amostras do solo e da água, que também apresentou índice de contaminação.
Na última sexta-feira (13), equipes do Corpo de Bombeiros, do IMA, Defesa Civil Municipal e funcionários da Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU) ficaram intrigados com o superaquecimento do piso da casa de propriedade de Ademir Pereira que, segundo ele, começou a elevar-se de forma misteriosa e chegou a atingir 80 graus.


Fonte: Tudo na Hora


Recordando
Segundo Ademir Pereira, proprietário do imóvel, nos últimos dias a temperatura do piso da residência começou a elevar-se de forma misteriosa e chegou a atingir 80 graus. “Construí esta casa há 27 anos e nunca aconteceu algo parecido. É tudo muito estranho. Ela estava alugada, mas, no último dia 2 desse mês, o inquilino entregou as chaves, assustado com o que está acontecendo”, disse Ademir.
Os moradores que residem próximo do local estão assustados e relatam que durante a noite chegam a sentir um cheiro de algo queimando vindo da casa de Ademir Pereira.
O presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Adriano Augusto, disse nunca ter visto fenômeno parecido. Após investigações preliminares que não tiveram sucesso, o diretor técnico do IMA, Ricardo César, resolveu convocar engenheiros da Eletrobras Distribuição Alagoas para investigar a origem do problema.
“Vamos coletar amostras do solo e da água para tentar elucidar o caso. Também convocamos alguns engenheiros para avaliar alguns dutos que podem estar passando pelo local, provocando o problema”, afirmou Ricardo Augusto. As amostras serão analisadas em laboratório. No final da tarde, membros do Departamento de Geologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) irão visitar o local.
A Braskem e a Petrobrás já verificaram o local e descartaram a hipótese de vazamento de gases inflamáveis oriundo da canalização que passa na região.
Por precaução, a área foi isolada pelo Corpo de Bombeiros, até que o mistério seja resolvido.



Nenhum comentário: