terça-feira, 19 de junho de 2012

Encontro latinoamericano de articulação de CEBs no Caribe


Está em andamento desde o último sábado, 16 de junho, na cidade de San Pedro, Honduras, o 9º Encontro latino-americano e caribenho das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).

"Refletimos sobre a inculturação de um novo paradigma de evangelização na América. Civilização e cultura são campos de conflito na sociedade continental. Fica claro que precisamos superar um culturalismo romântico e defender a inculturação, mostrando que existem alternativas e caminhos como resposta as demandas do tempo presente", afirmou o Padre Vileci B. Vidal, um dos coordenadores 13º Intereclesial.

Padre Vileci afirmou que o 9º Encontro está servindo de novas bases de articulação das CEBs no Continente Americano. "Neste dia de encontro, estamos tratando do relançamento das CEBs no continente dada nestes quatros anos de caminhada. Vimos que o 12º Intereclesial no Brasil foi o marco deste relançamento para revitalizar as CEBs, tendo como fruto o Documento 92 da CNBB. Além disso, o 13º Intereclesial nos fez ver que precisamos discutir mais a relação CEBs e Religiosidade Popular na América".
O religioso continuou explicando: "Neste sentido, a missão é pela conquista da América como lugar do diálogo e relação intercultural no campo da evangelização numa atitude ecumênica. Pois, não podemos aceitar a mudança do mundo sem a nossa participação". O encontro vai até o dia 21 de junho.

Nenhum comentário: