quarta-feira, 2 de maio de 2012

Dom Paulo Mendes, novo arcebispo, toma posse hoje e se coloca a serviço da comunidade

Dom Paulo Mendes chegou na cidade no final do dia 29, o Ginásio do Colégio Marista Diocesano. Cerca de cinco mil fiéis, das 54 paróquias da Arquidiocese  de Uberaba devem participar do evento, além de visitantes de outros municípios, que já confirmaram presença. 

Antes da solenidade, às 9h, a banda do 4° Batalhão da Polícia Militar vai se apresentar. Logo em seguida, o Coral da Arquidiocese de Uberaba, regido pelo padre Fabiano Roberto, vai fazer uma saudação a todos os presentes. A celebração será inicialmente presidida por Dom Roque, ex-arcebispo e atual administrador apostólico. Serão lidas as chamadas “letras apostólicas” e, em seguida, Dom Roque entregará ao novo arcebispo o báculo pastoral, indicando que agora Dom Paulo é o novo pastor. Depois, ele se sentará na cátedra, mostrando que agora ele é o mestre. Com todo o ritual cumprido, a missa seguirá os ritos de costume e, ao final, as autoridades de Uberaba poderão saudar o novo Arcebispo. 

“Estou aqui para servir, e é claro que existe o lado em que estou apreensivo pelo que virá nos próximos dias. Mas, de qualquer forma, sei que em qualquer Diocese existem suas forças e fraquezas, as dificuldades. E a gente sabe que se trata de uma igreja centenária, e mais um soldado fará parte desta caminhada. Trago a minha experiência, também as minhas fraquezas, mas me colocando a serviço da comunidade”, explica Dom Paulo. 

Dom Paulo enfatizou mais uma vez que é preciso fomentar as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). “Estamos em uma cultura de individualismo. A igreja tem feito um esforço muito grande para superar isso, e uma das formas de colocar em prática a fé seria justamente formar comunidades”, explica Dom Paulo.
Para a solenidade de hoje algumas autoridades já confirmaram presença no evento. Quinze bispos devem participar da posse, além do Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Dom Odilo Scherer. Também autoridades políticas, como o prefeito Anderson Adauto, o presidente da Câmara Municipal, Luiz Humberto Dutra e o deputado estadual, Antonio Lerin, representando a Assembleia Legislativa de Minas e o governador de Minas,  são esperados.

Nenhum comentário: