quarta-feira, 30 de maio de 2012

Chamado Ecumênico à Paz Justa

Durante o período de 28 a 03 de junho de 2012 será promovida a Semana Mundial pela Paz na Palestina e israel pelo EAPPI - Programa de Acompanhamento Ecumênico na Palestina e Israel e pelo Fórum Ecumênico Palestina Israel, ambos do Conselho Mundial de Igrejas. No Brasil o Comitê Nacional do EAPPI é coordenado pelo CLAI.
Somos desafiados, pessoas, igrejas e entidades ecumênicas a promover e realizar celebrações durante essa semana em união a essa ação solidária em prol da paz entre a Palestina e Israel. O CLAI está propondo que no dia 03 de junho, domingo, todos e todas possam no horário regular de celebração de suas comunidades locais estarem unidos e unidas em oração por esta causa.

Semana Mundial pela Paz na Palestina e Israel
É uma ação conjunta das igrejas e organizações da sociedade civil durante uma semana de oração, educação e sensibilização pela paz justa na Palestina e Israel. Congregações e pessoas que compartilham a esperança de justiça na região estão convidadas a realizar juntas ações pacíficas e a criar um testemunho público internacional comum.
Durante a Semana Mundial pela Paz na Palestina e Israel as igrejas de diferentes países enviarão um sinal claro aos responsáveis das políticas, ao público interessado a respeito da necessidade urgente de um acordo de paz que garanta os direitos legítimos e o futuro de ambos os povos. Pede-se as pessoas participantes que planejem suas atividades em torno de três eixos:
1. Orar com as igrejas que vivem sob ocupação.
2. Educar sobre ações que contribuem para a paz e sobre os fatos reais que se opõem a ela, especialmente os assentamentos no território ocupado.
3. Sensibilizar os líderes políticos, a fim de que utilizem políticas que promovam a paz com justiça.
A Semana Mundial pela Paz na Palestina e Israel é um desafio do Fórum Ecumênico Palestina/Israel, do Conselho Mundial de Igrejas. No Brasil, diferentes organizações e lideranças cristãs reuniram-se para promover esta mobilização para que uma paz justa se estabeleça na região.
Veja abaixo as organizações que estão envolvidas com a promoção da Semana:

CLAI Brasil, Editora Novos Diálogos, Rede FALE, Koinonia, Aliança de Batistas do Brasil, Fraternidade Teológica Latino-americana-Região Nordeste, Rede Ecumênica de Juventude-REJU, Evangélicos pela Justiça, Aliança de Negras e Negros do Brasil-ANNEB, ONG Eu Tenho uma Missão, Faculdade de Teologia da Igreja Metodista/UMESP.
Reforçamos  a sugestão: promova uma celebração, culto, conforme a liturgia sugerida. A proposta é que estejamos juntos e juntas no dia 03/06 orando para pela entre palestina e Israel no dia 03 de junho (primeiro domingo do mês).
Oremos pela "Paz Justa entre Palestina e Israel". 

Nenhum comentário: