terça-feira, 3 de abril de 2012

Cine Fórum e Saúde Pública

Cine Fórum e Saúde Pública


sexta-feira - 30 de março de 2012

No mês de março, o Cine Fórum realizado pelo Centro Social Marista Itaquera (SP) debateu o tema “Luta pelos direitos e participação popular para a qualidade na saúde pública”. Este assunto foi escolhido como forma de atender aos apelos que emergem da Campanha da Fraternidade de 2012, que aponta a atual situação da saúde pública no Brasil.
O debate foi mediado pelas assistentes sociais Sueli Guarnieri, do Hospital Ermelino, pela manhã; e Fernanda Araújo de Almeida, da Unidade Básica de Saúde Vila Regina em Itaquera, no período da tarde. Ambas atuam na área de saúde da cidade de São Paulo.

O SUS e a demanda nacional por saúde
A partir de uma escuta com as famílias do Centro Social, identificou-se a necessidade de realizar o encontro em dois horários. Pela manhã, Sueli retomou o processo de consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), que surge, sobretudo, a partir da participação popular nas décadas de 70 e 80, principalmente por meio das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), muito forte principalmente na Zona Leste de São Paulo e da promulgação da Constituição de 88. Para Sueli, “sem olhar para a educação, saneamento, moradia, transporte, renda e alimentação, o SUS não dará conta, por si só, de toda a demanda nacional”.


Famílias discutem a saúde no Brasil
Na edição da tarde, famílias dividiram o espaço com estudantes do curso de enfermagem da Universidade Camilo Castelo Branco e representantes da paróquia local. A assistente social da UBS Vila Regina falou sobre a centralidade na organicidade do SUS, tomando como responsável a gestão nos seus diferentes níveis governamentais. Fernanda encerrou retomando a visão de saúde como um todo, processo de qualidade de vida interdependente de outros fatores sociais fundamentais para uma vida digna e não como somente a ausência de doença.


As discussões e o debate iniciado no evento com as famílias do Centro Social foram provocações lançadas pelas palestrantes com o objetivo de motivar toda a comunidade para uma prática política e profética que contribua para a melhora da saúde de toda a população.
O Cine Fórum é um Projeto Pastoral e Social do Centro Social Marista Itaquera que visa promover um debate no campo dos direitos.


André Severino de Souza - Educador de Pastoral do CSM Itaquera

Nenhum comentário: