domingo, 22 de abril de 2012

24º Encontro Regional das CEBs - Arquidiocese de BH

E-mail
 













A Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida e a Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Piedade das Gerais, organizaram o 24º Encontro Regional das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), com o tema "Família, primeira comunidade" e lema "CEBs, educando para a vida". Muitas pessoas de 25 paróquias participaram.
Pe. Manoel José de Godoy, diretor e professor de teologia do Instituto São Tomas de Aquino (ISTA), refletiu sobre diversos personagens bíblicos, entre eles: Adão e Eva, Cain e Abel, Jacó e Ana, Sara Abraão, para afirmar a necessidade do diálogo nas famílias, a fim de evitar discórdias, intolerância e falta de aceitação do diferente.
O Espírito Santo, a Palavra de Deus, a Eucaristia e os Carismas foram os quatro elementos que Pe. Godoi utilizou para fundamentar o surgimento e fortalecimento da família e da comunidade. Houve muitos trabalhos de grupos nas quais refletimos e partilhamos nossa vida e vivências comunitárias como família de Deus.
Houve a presença de muitos jovens no encontro. Ficou muito claro que os jovens são uma força muito importante das CEBs, porque são inovadores, criativos, e audaciosos atraindo outras pessoas para a igreja.
Doma Maria Elizabete da paróquia Cristo luz dos povos, fala um pouco sobre como foi participar desse encontro.
"É a primeira vez que estou participando desse encontro das CEBs. Para mim as CEBs têm um papel fundamental em nossas paróquias. Elas conscientizam que o serviço social da igreja deve ser um serviço social e com ética, porque do contrário seria um ato sem serviço. Devemos trabalhar para os mais necessitados e para brilhar e chamar a atenção."
Dou graças a Deus pelo dom de participar deste encontro. Peço a ele que nos ajude a contagiar nossas paróquias e comunidades para que continuem alimentando a esperança e anunciando o Cristo Salvador a todos os povos.

Paulo Henrique
Paróquia São Domingos, Nova Contagem- MG

Nenhum comentário: