quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Assembleia CEBs Regional Oeste II - em Cuiabá - MT

“Nós somos aquilo que fazemos e aquilo que queremos ser”. (Pe. Luis Mosconi) As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) do Regional Oeste II reuniram-se em assembleia entre os dias 10 a 12 de fevereiro de 2012, no CENE, Cuiabá, MT, para celebrar seus vinte e cinco anos de caminhada. Participaram aproximadamente 60 pessoas, vindas das dioceses e prelazias do nosso regional. A assembleia teve como tema: “CEBs em sua Eclesialidade Profética Missionária, celebrando 25 anos de caminhada em Mato Grosso”.

Nesses dias também fomos acolhidos e celebramos juntos com a Comunidade São Pedro, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, os 25 anos das CEBs do Regional Oeste 2. Em clima de festa e comunhão fraterna, renovamos nosso compromisso com a causa do Reino de Deus. Esse compromisso foi firmado e simbolizado com o anel de tucum, entregue para cada participante.

Fazendo memória dos doze encontros regionais realizados nesses 25 anos de existência, refletimos com o assessor padre Luis Mosconi as três palavras-chave do encontro: Eclesialidade, Profecia e Missão.

Nesse sentido, concebemos que a Igreja é a comunidade dos discípulos e discípulas de Jesus de Nazaré, o Cristo. Por isso, conhecer o Evangelho é de vital importância para entender a Igreja de Jesus, que tem como missão fazer acontecer o Reino de Deus. A Igreja não é o Reino de Deus, mas ela está a serviço do Reino.

Os verdadeiros profetas falam em nome de Deus, anunciam a Boa Notícia e denunciam as injustiças. O falso profeta é aquele que está a favor do poderoso e de seus interesses. O profeta comprometido é aquele que é a boca e o coração do verdadeiro Deus, que tem os pés no chão e consciência crítica, é coerente, tem paixão pelo Evangelho e faz opção pelos pobres.

A profecia está intimamente ligada à missão. E a missão é resposta à vida, ao chamado, é algo que nos é confiado e assumimos com amor e ternura. Somos missionários e missionárias porque a vida chama e grita para darmos um verdadeiro sentido a ela.

Animamos as Comunidades e todo o Povo de Deus a assumir com alegria a missão profética e missionária, como Igreja comprometida com o Reino de Jesus de Nazaré. Somos interpelados a retomar, numa perspectiva missionária, os compromissos assumidos no 12º encontro regional das CEBs, realizado em Juína, em junho de 2011: Promover a formação e capacitação de lideranças, crianças, jovens e adultos, numa perspectiva humana e ecológica, fundamentada na Espiritualidade encarnada, iluminada pela Palavra de Deus; Promover a leitura orante da Palavra de Deus em grupos de reflexão, na família e na comunidade, valorizando a família como um lugar de cuidado; Fortalecer a Democracia, articulando-se eticamente com os movimentos sociais, populares, organizações, sindicatos, associações, conselhos municipais, conferências, audiências públicas, câmaras municipais; Incentivar a participação dos jovens na proposição de projetos para a Igreja e para a sociedade; Educar as crianças para uma vida participativa; Participar da discussão e da proposição das políticas públicas; Defender o meio ambiente.

Também discutimos e sugerimos, enquanto povo reunido em assembleia, o tema para o 13º Grito do Excluídos. Considerando sete lemas sugeridos, a assembleia indicou o que segue: Com Saúde e Igualdade Queremos Outro Estado, no Campo e na Cidade.

Definimos também que o 13º Encontro Regional das Comunidades Eclesiais de Base será sediado pela diocese de Rondonópolis, em julho de 2013.

Com a intercessão de São Pedro e as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida desejamos um abençoado ano para todas as comunidades do Regional Oeste 2.

Amém! Axé! Awire! Aleluia!

Nenhum comentário: