Loading...

sábado, 31 de dezembro de 2011

As companheiras e companheiros das CEBs e a todo o povo de Deus




As companheiras e companheiros das CEBs e a todo o povo de Deus

As inúmeras formas de manifestação religiosa se estendem aos mais humildes lares, plantando a semente da fé que desabrochou na frondosa árvore do cristianismo, dando sombra e frutos aos pobres e excluídos da sociedade.

A fome por justiça desses nossos irmãos e irmãs eleva o calor da terra vindo do esforço e da luta por dignidade, onde Deus revela sua sabedoria aos humildes. “Levanta da poeira o indigente e do lixo ele retira o pobrezinho”. Pois, na fraqueza de ser humano se manifesta o poder de Deus. Esta convicção está presente no plano da caminhada das Cebs do Regional Sul 1 para 2012, caminhando com os olhos fixos em Deus e na opção preferencial pelos pobres.

Acolhemos com muita alegria a mensagem dos nossos Bispos ao povo de Deus sobre as Cebs, doc 92 da CNBB, reafirmando que as Cebs são sinais de vitalidade da Igreja, onde os seus membros se reúnem para a escuta da Palavra de Deus, a busca de relações mais fraternas, celebração dos mistérios cristãos em sua vida e assumem o compromisso de transformação da sociedade.

Quero aproveitar-me neste final de 2011 de um poema de Drummond (Mãos dadas) “o presente é tão grande, não nos afastemos. Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas. Providencial 2012 é novo tempo. Tempo de energia para continuar a caminhada e a construção de uma vida melhor para todos. È tempo de ampliar a comunicação como direito público e, portanto, de todo cidadão e cidadã. È tempo de sagrar conquistas, superar as pedras que volta e meia tentam nos impedir de prosseguir.

Há muito por fazer, quanto para conquistar. Caminho seguro é que juntos estamos mais forte para vencer embates e avançar, livre de preconceitos e de todo tipo de opressão. Queremos uma sociedade mais feliz, plural e justa.

O que o ser humano precisa para a verdadeira felicidade?

Ele precisa de um relacionamento com Deus através de Jesus Cristo. Por essa razão o salmista diz: "Tu és o meu Senhor; outro bem não possuo.” (Sl 16.2) Chamar a Jesus Cristo de meu Senhor, nisso reside à felicidade permanente. Por isso o salmista continua confessando: "Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente" (v. 11).

O caminho para uma vida plena de felicidade e alegria se chama Jesus Cristo e consiste naquilo que Ele realizou na cruz por nós, que é o perdão dos pecados. Outra passagem da Bíblia diz: "Bem-aventurado aquele cuja iniqüidade é perdoada, cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui iniqüidade" (Sl 32.1-2a). Exatamente para isto Jesus veio a este mundo, morreu na cruz, foi sepultado e ressuscitou dos mortos, para nos colocar outra vez em comunhão com Deus pelo perdão dos pecados. Existe um hino que exprime isso de maneira muito acertada: "Vivo feliz, pois sou de Jesus..."

Aproveito o ensejo deste artigo para desejar às todas as Cebs do Brasil um fecundo 2012, na graça do Deus da vida que nos fortalece na nossa caminhada

Edmundo Alves Monteiro - CEBs Regional Sul 1 CNBB

Nenhum comentário: