"Este momento único na história da humanidade representa uma conquista e um desafio, e nos impactará a todos. Um mundo de sete bilhões de pessoas implica sustentabilidade, urbanização, acesso a todos os serviços de saúde e integração dos jovens. No entanto, também oferece um excepcional chamado à ação para renovar o compromisso global por um mundo saudável e sustentável”, declara informe sobre a campanha.
Para facilitar o debate, foram pensados sete eixos: pobreza e desigualdade; empoderamento de mulheres e meninas; saúde reprodutiva e direitos; juventude; envelhecimento da população; meio ambiente; e urbanização.
Durante o ano de 2012, haverá atividades inclusas na campanha, como a Conferência para revisar processos relacionados com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), o Programa de ação da Conferência Internacional sobre a População e o Desenvolvimento (CIPD), assim como a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, que ocorrerá no Brasil, em junho de 2012.
Interessados em participar da campanha têm diversas opções. Uma delas é compartilhar a história de vida no endereço da campanha – www.7billionactions.org.–, destacando o que tem feito para melhorar o planeta e minimizar problemas sociais. Também é possível contar a história de sua organização.
"O objetivo de 7 Bilhões de Ações é recolher histórias de indivíduos e organizações que façam a diferença. Histórias que possam inspirar outros a tomar medidas. Também pode compartilhar uma história sobre alguém que conhece e que esteja fazendo uma diferença em sua comunidade, já seja com um simples ato de bondade ou com um esforço maior e organizado. Também pode buscar – e conectar-se – a pessoas cujas histórias de mudança sejam semelhantes à sua”, detalha.
Outra maneira de agregar participantes é a música, tida por muitos como linguagem universal. A Fundação "Tocando por Mudança” criou a canção "United”, um hino da campanha. Apesar de haver a versão original, é possível cada pessoa criar a sua, no link http://www.7billionactions.org/music.
A linguagem audiovisual também representa uma possibilidade de se incluir na campanha, por meio da competição mundial de curtas-metragens, "1 de 7 bilhões”. "Os filmes são excepcionalmente eficazes para reviver os problemas e mostram o lado humano dos desafios que o mundo enfrenta – e suas soluções”, afirma.
Para participar, basta produzir um filme de duração entre 1 e 10 minutos (incluindo os créditos), abordando um das sete áreas temáticas da campanha. As produções podem ser remetidas até o dia 15 de fevereiro e os três ganhadores serão conhecidos no Dia Internacional da Mulher, 8 de março.
Camila Queiroz
Fonte: Adital
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