quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Reunião da Equipe Ampliada da CEBs Regional Oeste 2

“O sol nasceu, é novo dia. Bendito seja Deus, quanta alegria”...


Nos dias 02 e 03 de outubro, a equipe ampliada da CEBs Regional Oeste 2 se reuniu no CENE para avaliar e planejar a caminhada das Comunidades Eclesiais de Base no Regional. Começamos o nosso encontro com a oração do Ofício Divino das Comunidades e a leitura do evangelho de Lucas 10, 17-24. Em seguida, partilhamos a Palavra de Deus, em duplas, a partir de nossa realidade.


Após a oração, a coordenação acolheu os representantes das dioceses e prelazias: Cuiabá, Diamantino, Guiratinga, Juína, Paranatinga, Sinop, São Luiz de Cáceres, São Felix do Araguaia e Rondonópolis. Com muita alegria partilhamos a nossa caminhada de 2011. Percebemos que, mesmo diante de algumas dificuldades, conseguimos animar e manter acesa a chama das Comunidades Eclesiais de Base no Regional.


Alguns pontos foram considerados relevantes, como segue:


Alegria, esperança para e na missão.


O entusiasmo e a perseverança das Dioceses e Prelazias.


A simplicidade em dizer como foi o encontro Regional das CEBs, em Juína.


A co-responsabilidade e a luta das CEBs nas Paróquias do Regional.


O compromisso com as causas sociais e culturais.


O respeito para com cada pessoa durante suas falas e opiniões.


O jeito de sermos anunciadores/as, a coragem na continuidade da missão.


A presença, compromisso e a responsabilidade dos representantes das dioceses e prelazias nas reuniões da ampliada regional.


A sintonia com a CNBB regional e nacional, com a ampliada nacional das CEBs e com a articulação continental das CEBs.


A presença da equipe na Romaria dos Mártires, em Ribeirão Cascalheira.


As missões Populares em nossas dioceses.


O Apoio do Fundo Nacional de Solidariedade tem sido de suma importância para a realização das nossas atividades.


Outro ponto que consideramos importante foi o encontro regional das CEBs, que aconteceu no mês de junho, em Juína. Participaram cerca de 1.200 pessoas, vindas de todos os cantos do Mato Grosso. Contamos ainda com a presença do coordenador do 13º Intereclesial das CEBs, P. Vileci, da diocese do Crato. P. Adriano, assessor das CEBs do Mato Grosso do Sul, juntamente com a equipe de CEBs de lá, também estiveram presentes. O 12º encontro das CEBs do Regional foi, para todos nós, um grande Pentecostes.


Depois de avaliarmos a nossa caminhada de 2011, seguimos para o planejamento de 2012. Definimos o tema da próxima assembléia regional das CEBs: CEBs em sua eclesialidade profética, missionária, celebrando 25 anos de caminhada em Mato Grosso. Local definido: CENE – CNBB – Cuiabá; data: 10 a 12 de fevereiro. Definimos também as datas das próximas reuniões da equipe ampliada regional.


Terminamos o nosso encontro com a certeza de que somos missionárias e missionários comprometidos com a causa do Reino. Sendo assim, afirmamos mais uma vez o nosso compromisso com a opção pelos pobres.


Recebemos a bênção invocada pelos padres Josivan e Vicente, assessores das CEBs.


Nossa Senhora Aparecida, rogai por todos nós.


Maria Rossi


Nenhum comentário: