sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Encontro de Fé e Politica da Teologia da Libertação no Embu

Neste sábado (29) e domingo (30) será realizado o 8º Encontro Nacional de Fé e Política que bienalmente discute a participação dos cristãos na política, em todos os seus níveis, inclusive internacional.

O encontro que tem como tema geral “Em Busca da Sociedade do Bem-Viver: Sabedoria, Protagonismo e Política”e debaterá 17 temas diversificados. E acontece no Centro de Eventos Caipirão, com a presença do ”ex-padre” Leonardo Boff, Frei Betto, Paulo Vanucchi, Pedro Ribeiro, Nancy Cardoso, Ivone Gebara, José Fillipi, Aldaiza Sposatti, entre outros. Esse é um idealizado pelas Pastorais Sociais e movimentos como a Teologia da Libertação.

Encontro acontece nestes dias 29 e 30 de outubro

A Santa Sé, que rege a Igreja Católica, já fez duras advertências há algumas condutas desse movimento, sobretudo à instrumentalização da política por parte de seus integrantes, muitos hoje, eleitos pelos partidos “de esquerda”, o maior deles, o PT, que hoje talvez não tenha mais esse posicionamento. Podemos observar que a grande maioria dos políticos presentes deverão ser desse partido.

Leia trecho da Instrução sobre alguns aspectos da Teologia da Libertação: “…será oportuno acentuar os aspectos essenciais que as « teologias da libertação » tendem especialmente a desconhecer ou eliminar: transcendência e gratuidade da libertação em Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem; soberania de sua graça; verdadeira natureza dos meios de salvação, e especialmente da Igreja e dos sacramentos”.

Apesar das recomendações da Igreja, sobretudo em relação à preservação da Doutrina Católica, as CEB’s realizaram importante trabalho nas regiões com pouca infraestrutura na capital paulista, e hoje realiza o mesmo nos confins do país, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. É preciso considerar figuras como D. Evaristo Arns, Irmã Dorothy Stang, Chico Mendes, entre outros, o que é condenável é que os integrantes das comunidades, quando ascendem ao poder tornem-se ainda piores dos que os políticos considerados por eles como “opressores”.

Leia alguns algumas opiniões a respeito do movimento e de seus integrantes: Frei Betto, Frei Betto2, Leonardo Boff, Teologia da Libertação1, Instrução Sobre Aspectos da Teologia da Libertação (1984 Papa João Paulo II).

Até o momento, o Encontro já possui mais de 2.700 participantes confirmados, sendo esperado 5000 participantes de todo o país (continuando a tendência desde o 1º Encontro realizado em 2000, que contou com mais de 3000 participantes), contando ainda, com a participação de moradores da região.

O 8º Encontro Fé e Política conta com o apoio e organização das Secretarias Municipais de Governo, Educação, Cultura e Turismo de Embu das Artes e contará com a presença do prefeito Chico Brito. As inscrições custam R$ 20,00 por pessoa, ou R$ 50,00 para quem desejar contribuir com o Movimento Fé e Política e podem ser feitas pelo site http://www.fepolitica.org.br/

O Centro de Eventos Caipirão fica na Avenida Elias Yazbek, 2812/2828 – Centro de Embu das Artes-SP.

Marcelo Valladão

Nenhum comentário: