quarta-feira, 12 de outubro de 2011

É necessário renovar o conceito de Deus: Jornada “Teologia e Esperança de Libertação”

A teologia não é o discurso de um Deus que está sobre todas as coisas, alheio ao mundo,vivendo num segundo piso, e sim um Deus que está comprometido com a históriahumana e converte a morte na salvação. Essas foram as palavras do coordenador geral da Jornada Teológica da Região Norte, José Sánchez Sánchez.

Em sua mensaem de boas vindas aos participantes do evento que inclui a teólogos e teólogas mexicanos (as), dos Estados Unidos e Canadá, ele afirmou que é necessário renovar a concepção de Deus.

“Passar de um Deus ‘tapa-agujeros’, que nos serve para justificar os acontecimentos dos quais ainda não conhecemos suas causas, a um Deus que é um mistério de amor, que deixou a responsabilidade da história em nossas mãos e o guia através de seu espírito”, insistiu.

Diante demais de duas centenas de teólogos acadêmicos e pastores ativos das Igrejas Católica, Batista, Prebisteriana, Luterana e Metodista, convidou para ir mais além de algumas imagens enganosas de Deus.

A teologia não é o discurso de um Deus que está sobre todas as coisas, alheio ao mundo, vivendo num segundo piso, e sim um Deus que está comprometido com a história humana e converte a morte na salvação”,explicou.

E acrescentou que a teologia é a obra dos que têm a mesma opção de Deus pelos abandonados, excluídos, violentados da história, vítimas da injustiça humana. Nesse propósito, indicou que uma tarefa urgente da teologia é reforçar e organizar a esperança: “É necessário consolar o povo que está sumido em sofrimentos agudospara manter firme a esperança de libertação”.

Acontece, disse, que nacultura moderna e pós-moderna, os valores que eram o eixo da vida humana perderam importancia ou tomaram outra dimensão, por isso deve-se repensar areligião: “Porque a forma anterior de concebê-la, definitivamente, não é possível de continuar sustentando”.

Disse que as mudanças da época são tão profundas que parecem impactar também a concepção da pessoa humana, da sociedade, da natureza e de Deus.

Explicou que a Jornada tem como primeiro objetivo “discernir os novos desafios de uma época marcada por profundas transformações e as consequêntes tarefas para uma teologia como serviço para a criação, à humanidade com vida digna e às experiências de fé num mundo plural e globalizado”.

A diferença das Jornadas realizadas em abril e julio passados, na Guatemala (paraAmérica Central e Caribe) e no Chile (Cone Sul e Brasil ), a do México tem uma dimensão ecumênica, pois se constituiu uma Comissão Coordenadora com membros deIgrejas históricas: Católica, Batista, Presbiteriana, Luterana, Metodista eOrganizações Eumênicas Mexicanas.

A temática da Jornada se e marca no 50º aniversário do Concílio Vaticano II e nos 40 anos da publicaçãodo livro Teologia da Libertação –Perspectivas (1971), de Gustavo Gutiérrez, e nos 43 anos da publicação datese de doutorado de Rubén Alves, Teologiada Esperança Humana (1969).

A Jornada Norte

A Jornada Teologia Região Norte tem como tema geral Esperança deLibertação e Teologia, e como eixo transversal Espiritualidade pela Paz, através dos temas de Migração, Participação Cidadã, Direitos Humanos, Economia, Práticas eclesiais e Ecologia.

A temática está inspirada nos problemas mais sérios asociados com a experiência de violencia na Região doNorte, especialmente no México. De acordo com José Sánchez: “Os participantes estão convidados a eleger um desses eixos para que a reflexão se realize em consonância. Ao final, escutaremos os resultados, fruto desta reflexão”.

Esperança de Libertação eTeologia é o tema geral de toda a Jornada que se realiza de 5 a 8 de outubro, na Cidade do México, e envolve participantes do México, Estados Unidos eCanadá. As Jornadas marcam uma etapa de preparação importante para o CongressoContinental Teológico, que acontecerá no Brasil, em outubro de 2012.

A primeira Jornadaaconteceu em abril, na Guatemala, para os países da América Central e Caribe. Asegunda foi realizada no Chile, em julho, para os países do Cone Sul e Brasil.

Os trabalhos da Jornada setransmitem ao vivo no seguinte link:

http://jornadasteologicas.org

http://jornadasteologicas.org

jornadateologica@gmail.com

Para maiorinformação: Gabriela Juárez (04455 30598485) y Adriana Colín (04455 5477 7249)

Fonte:Equipe de Imprensa da Jornada.

Nenhum comentário: