domingo, 2 de outubro de 2011

Câmara Municipal de SP homenageia os 90 anos de D. Paulo Evaristo Arns 03/10


A Câmara de Vereadores de São Paulo, por iniciativa do vereador Jamil Murad (PCdoB) e do Fórum das Pastorais Sociais da Arquidiocese de São Paulo, irá realizar, na próxima segunda-feira (3/10) uma sessão solene em homenagem aos 90 anos do Cardeal Arcebispo Dom Paulo Evaristo Arns.

Dom Paulo Evaristo Arns foi nomeado em 1966 bispo auxiliar de São Paulo. Desde o início ligou-se ao setor progressista da Igreja, organizando cristãos nas comunidades de base. Apoiou a criação de mais de duas mil Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) nas periferias da metrópole.

Assumiu o cargo de arcebispo da cidade de São Paulo em 1970, a maior arquidiocese do mundo. Nessa ocasião, vendeu o Palácio Episcopal por US$ 5 milhões e empregou o dinheiro na construção de 1.200 centros comunitários da periferia, demonstrando sua atitude em favor dos menos favorecidos.

Destacou-se como defensor dos direitos humanos durante o período da ditadura militar, quando combateu a intransigência do regime e agiu em favor das vítimas da repressão. Passou a ser o porta-voz dos que sofriam torturas nas prisões e aparelhos paramilitares em razão de atividades políticas.

No final dos anos 70 assumiu o projeto “Brasil Nunca Mais”, no qual foi realizada uma investigação minuciosa nos arquivos militares que comprovou a prática da tortura durante o regime militar. Também foi ele o criador da Comissão Justiça e Paz de São Paulo, que atua em defesa dos direitos humanos.

“Sempre esteve ao lado dos líderes sindicais nas greves, apoiou a campanha contra o desemprego e a carestia e o movimento pelas eleições diretas. Sua luta em defesa dos oprimidos e pelo fim da desigualdade social lhe valeu dezenas de prêmios no mundo, sendo o primeiro brasileiro a ser indicado oficialmente para o Nobel da Paz”, destaca o vereador Jamil Murad.

“Seu papel de destaque na defesa dos direitos humanos e sua atuação em favor dos oprimidos e por um Brasil justo e igualitário o faz merecedor desta humilde homenagem a ser concedida por esta Casa com honraria em forma de Salva de Prata”, ressalta o vereador.

Serviço:
90 anos de D. Paulo Evaristo Arns
Data: 3 de outubro, segunda-feira
Horário: 19h
Local: Salão Nobre da Câmara dos Vereadores de São Paulo – Viaduto Jacareí, 100 – 8º andar, Bela Vista

Nenhum comentário: