sexta-feira, 28 de outubro de 2011

5ª Semana Social Brasileira

Tema: Participação da sociedade no processo de democatrização do estado Brasileiro
Lema: Novo Estado, caminho para nova sociedade do bem viver

semanasocial5aNa sessão da parte da tarde de quinta-feira, 27 de outubro, durante os trabalhos finais do Conselho Permanente da CNBB foi solenemente lançada a 5ª. Semana Social Brasileira. Na palavra de abertura, Dom Guilherme Werlang, bispo de Ipameri (GO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o serviço da Caridade, da Justiça e da Paz relembrou que a referência de base para a Semana é a 48a. Assembleia Geral que aprovou o Documento da Conferência a respeito da reforma do Estado para construção de uma “sociedade efetivamente democrática e participativa”.

nelitodornelassemanasocialbrasileiraPe. Nelito Nonato Dornelas, assessor da Comissão 8, fez uma retomada histórica reforçando inúmeras iniciativas semelhantes na história da Igreja do Brasil. Citou um evento similar à Semana Social realizado em 1936 na arquidiocese do Rio de Janeiro e já naquele tempo se verificava que esse tiipo de reflexão já era um passo além do assistencialismo nas ações da Igreja e com vistas a fortalecer o sujeito, o cidadão para que ele próprio seja autor da transformação necessária.

“Estado para que? Estado para quem?” são questões como essas, segundo Pe. Nelito, que devem ajudar a compreender o papel do estado e a necessidade de uma urgente reforma e, desse modo, aprofundar a preparação para a realização da 5ª. Semana Social Brasileira a ser realizada em maio de 2013, sem data precisamente definida. No próximo ano, todo o movimento da Semana será realizado nas dioceses.

Nenhum comentário: