Loading...

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Japão: celebração ecumênica pelas vítimas do terremoto

A Igreja no Japão recordou, neste domingo, 11/09, as vítimas do terremoto de 11 de março deste ano.

Uma cerimônia ecumênica foi celebrada, em Tóquio, em memória das vítimas do sismo de magnitude 8,9 graus na escala Richter que assolou o país do Sol Nascente. A iniciativa foi promovida pela Conferência Episcopal Japonesa e pelo Conselho Nacional Cristão.

Participaram da iniciativa cerca de 180 pessoas entre elas o Arcebispo de Tóquio, Dom Peter Takeo Okada, e alguns expoentes da Associação Evangélica Japonesa. Durante a cerimônia rezou-se pelas vítimas, pela reconstrução das áreas mais atingidas e pela rápida solução da crise nuclear, desencadeada em conseqüência do terremoto. Outras cerimônias ecumênicas foram celebradas em todo o país.

O Arcebispo de Osaka, Leo Jun Ikenaga, difundiu um texto com seis intenções de orações utilizadas durante as missas de sufrágio das vítimas.

Ontem, o Bispo de Sendai, Dom Martin Tetsuo Hiraga, uma das áreas mais atingidas pelo terremoto, publicou um documento intitulado "Caminhar rumo à segunda fase do plano de reconstrução".

No texto, o prelado recorda o que foi feito pela Igreja nos últimos seis meses e declara o próximo semestre como segunda fase de reconstrução a ser levada a termo até março de 2013.

Entre as prioridades devem ser consideradas nos próximos seis meses, Dom Hiraga indica o retorno à normalidade dos sobreviventes, o restabelecimento de sua independência econômica, a assistência aos que sofreram traumas psicológicos e a reconstrução das comunidades eclesiais. (MJ)

Tóquio - 12 de setembro

Nenhum comentário: