quinta-feira, 8 de setembro de 2011

CEBs São José dos Campos - Grito dos Excluídos 2011








“Pela vida grita a terra... Por direitos todos nós!” Com este lema a Diocese de São José dos Campos realizou, neste sete de setembro de 2011, o seu segundo Grito dos Excluídos.

Em todo o Brasil, há dezessete anos, o Grito dos Excluídos é promovido pelo Setor de Pastoral Social da CNBB, Comissão Pastoral da Terra, e outras entidades e movimentos populares. Aqui em São José dos Campos, unindo a este movimento nacional, o Grito dos Excluídos foi organizado pelas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), juntamente com a Comissão da Caridade, da Justiça e da Paz (que abrange as Pastorais Sociais) e outros movimentos e entidades, como a Associação para o Ensino Social da Igreja (AESI).

A reflexão proposta neste ano busca afirmar que é urgente que nossa sociedade construa uma verdadeira harmonia planetária, com preservação ambiental e garantia dos direitos do povo brasileiro.

O assessor diocesano das CEBs, Pe. Ronildo Ap. da Rosa, no seu chamado para esta participação, afirmou que é urgente que os excluídos, bem como as causas da exclusão social, sejam assumidos por todos, para que a vida e o ser humano sejam bem cuidados. E durante a caminhada ele reafirmou que “precisamos ouvir o grito dos excluídos e não criar outro grito no lugar deles”. Estima-se que em torno de duas mil pessoas participaram da caminhada que se iniciou na praça da Matriz São José, próximo à Rodoviária Velha, em São José dos Campos. Houve uma presença expressiva de membros da CEBs, muitos jovens da PJ, membros de diversas pastorais e de outros movimentos. Participaram também da caminhada: Pe. Antonio Aparecido Alves (assessor da Escola de Fé e Política), Pe. Edinei Evaldo Batista (coordenador diocesano de pastoral), Pe. Alexsandro de Brito Ramos ( assessor diocesano do PLC) e Pe. José Bento Vichi (assessor diocesano da Pastoral da Pessoa Idosa), além de vários diáconos permanentes.

Com uma duração de duas horas, a caminhada percorreu ruas do centro de São José dos Campos até a Catedral de São Dimas, onde o Bispo Diocesano, Dom Moacir Silva, presidiu, com a presença de vários padres, diáconos e seminaristas da Diocese, a Missa de encerramento. A caminhada, animada sempre por músicas de mensagens libertadoras, durante todo o seu percurso, foi momento de reflexão sobre os problemas geradores de exclusão, no Brasil e no Mundo. Com um grito de motivação “Independência urgente, para a nossa gente”, Pe. Ronildo conclamou a todos para a compreensão de que o “Brasil ainda não aprendeu a ser fraterno, solidário e nem justo”, pois ainda são milhares de pessoas em situação de miséria. E tudo isto causado pelo “sistema econômico, o capitalismo neoliberal, que precariza o trabalho e não distribui a renda nacional”.

A Celebração da Eucaristia foi precedida por várias atividades: apresentação teatral pelos jovens da Paróquia São Benedito, do bairro Galo Branco. Resgatando a Campanha da Fraternidade, com o lema “A criação geme em dores de parto”, (Rm 8,22), a Comissão Diocesana das CEBs – SJC apresentou vídeo, onde mostrou as principais bacias hidrográficas na Diocese de São José dos Campos, como um grito da terra pela vida, os nossos rios e toda a natureza poluídos, e o nosso povo lutando pela sobrevivência, junto com o Planeta Terra. Também houve reflexão feita pelos membros do Conselho Nacional de Leigos, Luiz Henrique e do presidente da AESI, Leandro (irmão Luterano), falando sobre ecologia humana e cidadania. Dom Moacir, em sua homilia, refletindo sobre o evangelho das “Bem aventuranças” (Lc 6, 20-26), afirmou profeticamente que “onde há excluídos, não há bem aventuranças”, e que no “Reino de Deus não pode haver excluídos nem excludentes”. E conclamou a todos para outros gritos necessários e urgentes hoje: “Grito contra a corrupção, grito contra as drogas e um grito pela fé”. Contra a corrupção que deve ser combatida “sem complacência”; contra as drogas que dizimam vidas inocentes. E pela fé, pois ela não pode ser desvinculada da luta por um mundo melhor.

Por fim, encerrando este segundo “Grito dos Excluídos” da diocese de São José dos Campos, Dom Moacir Silva saudou a todos e agradeceu especialmente ao Pe. Ronildo pelo tempo que esteve assessorando as Comunidades Eclesiais de Base, anunciando também o Pe. Fabiano Kleber Cavalcante, como novo Assessor Diocesano das CEBs.

Equipe de Comunicação Diocesana das CEBs

Nenhum comentário: