quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O veneno esta a mesa



É o título do documentário produzido pelo renomado cineasta brasileiro Sílvio Tendler. Constitui uma peça importante do processo de conscientização do povo brasileiro, dentro da Campanha Permanente contra o Uso de Agrotóxicos e pela Vida, conduzida por mais de 30 entidades/movimentos da sociedade brasileira, comprometidos com a preservação da qualidade de vida, a partir da agricultura agroecológica correta e sadia. O filme retrata de forma muito realista a questão do uso indiscriminado dos agrotóxicos, sobretudo nas lavouras monoculturais brasileiras, destinadas à exportação. O filme denuncia uma série de malefícios provenientes do uso indiscriminado e abusivo dos agrotóxicos, muitos deles proibidos em outros países pelas consequências absolutamente danosas causadas à saúde humana, animal e vegetal, pelo envenenamento em larga escala da natureza. O documentário também mostra a viabilidade da produção de alimentos saudáveis por meio da agroecologia.

O Brasil é o primeiro colocado no ranking mundial do consumo de agrotóxicos. Mais de um milhão de toneladas de venenos/agrotóxicos foram despejados nas lavouras em 2010, de acordo com dados do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Agrícola. Segundo Victor Pelaez, do Departamento de Economia da UFPR, dentro do panorama do mercado de agrotóxicos no mundo, cerca de 70% está nas mãos da Monsanto, Syngenta, Bayer, Dupont, Dow e Basf.

Narrado por Amir Haddad, Dira Paes, Julia Lemmertz e Caco Ciocler, o documentário, com a duração de 50 minutos, denuncia as consequências desastrosas do uso abusivo de venenos na produção de alimentos, tanto para a saúde dos trabalhadores que os aplicam quanto para os consumidores, e os malefícios econômicos, sociais e ambientais provenientes desse modelo de agricultura. Contrapondo à ideia de que esses produtos são indispensáveis à produtividade, o filme também apresenta vários exemplos de pequenos agricultores produzindo alimentos saudáveis e abundantes através da agroecologia.

Renato Thiel – 25.08.2011

Para obter o DVD, entre em contato com a coordenação da campanha pelo e-mail contraagrotoxicosdf@gmail.com.

Assista no Youtube:

watch?v=8RVAgD44AGg


Fonte: Memoria&Caminhada

Nenhum comentário: