quarta-feira, 31 de agosto de 2011

JUVENTUDE RURAL CAPIXABA RECEBE PRÊMIO DOM LUIZ

Considerado uma re­ferência na forma­ção e inclusão dos jovens rurais ca­pixabas, o Progra­ma de Valorização da Juven­tude Rural, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agri­cultura (Seag), desde 2008, foi um dos vencedores do Prêmio Dom Luiz Gonzaga Fernan­des. A premiação é o reconhe­cimento do trabalho que já aten­deu mais de 20 mil jovens, com atividades de capacitação e qua­lificação, em 77 municípios ca­pixabas.

O Prêmio Dom Luís Gonza­ga Fernandes foi instituído em agosto de 2004 e é uma home­nagem ao religioso falecido em abril de 2003. Dom Luís foi bis­po auxiliar de Vitória e mem­bro da Comissão Teológica e Litúrgica da CNBB, membro do Departamento de Ação So­cial do Conselho Episcopal La­tino-americano e do Departa­mento de Leigos, membro da Comissão Nacional Ampliada das Comunidades Eclesiais de Base e bispo de Campina Gran­de (1981-2001).

Lançado em 2008, o progra­ma conta com seis projetos: For­talecimento dos Núcleos de Jo­vens Rurais para uma Cultura de Paz; Qualificação Social e Pro­fissional; Arte do Saber; Cultu­ra e Juventude Rural, “Plantan­do Árvores, Colhendo Vida”; e Processos Produtivos Sustentá­veis.

Hoje, o programa conta com 20 mil jovens envolvidos e tra­balha com o estímulo ao conhe­cimento, o acesso à informação via redes sociais, e com várias ações de cultura, esporte e lazer.

Fonte: Folha do E. Santo

Nenhum comentário: