Considerado uma referência na formação e inclusão dos jovens rurais capixabas, o Programa de Valorização da Juventude Rural, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), desde 2008, foi um dos vencedores do Prêmio Dom Luiz Gonzaga Fernandes. A premiação é o reconhecimento do trabalho que já atendeu mais de 20 mil jovens, com atividades de capacitação e qualificação, em 77 municípios capixabas.
O Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes foi instituído em agosto de 2004 e é uma homenagem ao religioso falecido em abril de 2003. Dom Luís foi bispo auxiliar de Vitória e membro da Comissão Teológica e Litúrgica da CNBB, membro do Departamento de Ação Social do Conselho Episcopal Latino-americano e do Departamento de Leigos, membro da Comissão Nacional Ampliada das Comunidades Eclesiais de Base e bispo de Campina Grande (1981-2001).
Lançado em 2008, o programa conta com seis projetos: Fortalecimento dos Núcleos de Jovens Rurais para uma Cultura de Paz; Qualificação Social e Profissional; Arte do Saber; Cultura e Juventude Rural, “Plantando Árvores, Colhendo Vida”; e Processos Produtivos Sustentáveis.
Hoje, o programa conta com 20 mil jovens envolvidos e trabalha com o estímulo ao conhecimento, o acesso à informação via redes sociais, e com várias ações de cultura, esporte e lazer.
Fonte: Folha do E. Santo
Nenhum comentário:
Postar um comentário