quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Como pensar a fé a partir dos excluídos

Em Fortaleza (CE), atividade debate sobre como pensar a fé a partir dos excluído

A livraria Paulinas e a Faculdade Católica de Fortaleza-CE, (Facaf) promoverão na noite desta quarta-feira (24) em Fortaleza, Ceará, no Nordeste brasileiro, um debate com o tema "Pensar a fé em Cristo a partir dos milhões de excluídos”. Na ocasião também haverá o lançamento do livro "A dimensão social da fé, celebrando os 40 anos da teologia da libertação”, de autoria do Padre Francisco de Aquino Júnior.

O evento terá início às 18h30 no auditório da Facaf, que fica localizado na rua Tenente Benévolo, 201, no Centro da capital cearense, e contará com a presença de membros da Igreja Católica, estudantes, leigos/as, religiosos/as e demais pessoas interessadas no tema.

Para Irmã Roseane Welter, promotora de eventos da livraria Paulinas, a celebração dos 40 anos de Teologia da Libertação marca uma parte importante da história da Igreja. Para ela, o momento de logo mais quer abordar "a linguagem atualizada da Teologia na realidade social de hoje”.

A irmã afirma que a escolha do tema foi oportuna "porque refletem questões ligadas à realidade da sociedade consumista, individualista e desigual, que abandona e exclui seu semelhante”.

Para ajudar nas reflexões sobre o tema central do evento foram convidados o Padre Manfredo Oliveira, que fará uma leitura atual da teologia; Lurdes Vicente, militante do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e Padre Marcos Passerini, missionário comboniano e coordenador da Pastoral Carcerária.

Somando o debate, o lançamento do livro "A dimensão social da fé, celebrando os 40 anos daTeologia da Libertação” traz vários artigos sobre questões sociais na perspectiva da fé.

Para Francisco Aquino Júnior, padre e autor da obra, o tema central quer colaborar para refletir as formas de como o evangelho tem implicado nos modos e maneiras de organizar a sociedade e a vida coletiva que "deve ser pensada a partir da fé, tendo como centro a pessoa humana”.

O escritor acredita que a ordenação da sociedade como: elaboração de leis, políticas públicas e questões ambientais são desafiantes, no entanto, "devem ser construídas com um olhar de fé, no sentido de estar a serviço da sociedade e não contra ela”. Após lançamento do livro, será realizada uma sessão de autógrafos com o autor.

Teologia da Libertação

A Teologia da Libertação tem sua importância baseada nas Comunidades Eclesiais de Base (Cebs), nas quais os cristãos das classes populares se reúnem para articular fé e vida, e juntos se organizam na busca de melhorias de suas condições sociais, através da militância nomovimento socialou através da política, tornando-se protagonistas do processo de libertação. AsCebs são apresentadas como uma nova forma de ser e viver a Igreja, com forte vivência comunitária, solidária e participativa.

Uma das características da Teologia da Libertação é considerar o pobre, não um objeto de caridade, mas sujeito de sua própria libertação.

Fonte: Adital

Nenhum comentário: