A Conferência Municipal de Saúde é um dos principais momentos de discussão e participação da população para diagnosticar as necessidades e desafios da saúde e propor diretrizes para a formulação de políticas de saúde dos níveis correspondentes.
Neste final de semana, em Jacareí – SP, aconteceu a VII Conferência Municipal de Saúde, com o objetivo de avaliar a formulação da política de saúde em Jacareí dentro do SUS (Sistema Único de Saúde) e promover reflexões e debates visando à melhoria das condições de saúde da população, além da construção de instrumentos capazes de efetivar e consolidar o SUS.
A abertura solene foi na Câmara Municipal, com palestra baseada no tema central da discussão, “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”, estabelecido pelo Conselho Nacional de Saúde, assessorada pela Dra. Ângela Moraes Guadagnin.
O segundo dia foi o de Ciclos de Palestras Temáticas:
1- Acesso e acolhimento com qualidade – um desafio para o SUS: Gestão do SUS: Financiamento; pacto pela saúde e relação público x privado; gestão do sistema, do trabalho e da educação em saúde – Dr. José Carlos de Moraes
2- Acesso e acolhimento com qualidade – um desafio para o SUS: Participação da Comunidade e controle social – Dra. Aparecida Linhares Pimenta
3- Acesso e acolhimento com qualidade – um desafio para o SUS: Politica de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universaçlidade e equidade,
- A seguridade Social Brasileira e o SUS: princípios e diretrizes - Dr. Gilson de Carvalho
Os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) e a proposta de mobilizar a sociedade em apoio ao sistema pautaram o terceiro dia da Conferência, dado que o sistema de saúde tem limitações e desafios, mas os profissionais da área lutam para garantir "os princípios da universalidade, integralidade e participação social". Foi o dia dos trabalhos em grupo, da aprovação das propostas, etc.
Terminada a conferência nós das CEBs local, que participamos da VII Conferência, como usuários, seguimos no serviço de esclarecimentos junto a base e afirmamos que "Sobre o SUS, reconhecer seus limites e sua abrangência é imprescindível para buscar novos caminhos". Não acabou o serviço, apenas encerrada uma etapa. Agora vamos continuar nossa jornada fiscalizando a aplicação de todas as propostas aprovadas participando dos Conselhos nos Postos, dos Conselhos Gestores e do Movimento Popular de Saúde.
Nós das CEBs também nos mobilizamos para participar da VII Conferência Municipal com maior empenho ainda, dado que no próximo ano o tema da Campanha da Fraternidade, CF - 2012 tem como tema: “Fraternidade e saúde pública”, e lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra!” (Cf. Eclo, 38,8) e que o objetivo geral da Campanha da Fraternidade 2012 é promover ampla discussão sobre a realidade da saúde no Brasil e das políticas públicas da área, para contribuir na qualificação, no fortalecimento e na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), em vista da melhoria da qualidade dos serviços, do acesso e da vida da população.
M. Matsutacke
Nenhum comentário:
Postar um comentário