quarta-feira, 13 de julho de 2011

Jung Mo Sung realiza oficina durante Jornada Teológica em Santiago


“A prática do cristianismo em meio ao neoliberalismo e a economia solidária”. Este é o tema da oficina marcada para próxima quinta-feira (14), em Santiago do Chile, realizada pelo Centro Ecumênico Diego de Medellín, dentro da programação das Jornadas Teológica Regionais.

Está será a segunda Jornada de preparação e mobilização para o Congresso Continental de Teologia (CCT) e terá início nesta terça-feira (12), seguindo até quinta-feira (14). A primeira Jornada foi realizada, em abril, na Guatemala para os países da América Central e Caribe.

Desta vez estarão reunidos na capital chilena, representantes da teologia da libertação dos países do Cone Sul e Brasil. Jung Mo Sung, doutor em Ciências da Religião e especialista na relação entre teologia e economia, é um dos convidados para participar da oficina.

Jung, coreano de nascimento, vive no Brasil desde 1966 e é autor de numerosos artigos, e diversos livros, dentre eles “Deus numa economia sem coração”, “Teologia e Economia: repensando a teologia da libertação e utopias” e “Beyond the Spirit of Empire”, em parceria com Joerg Rieger y Néstor Miguez.

No livro “Desejo, Mercado e Religião”, Jung afirma que a teologia tem em suas entranhas saberes acumulados e que são úteis para desmascarar as formas perversas em que o Neoliberalismo relaciona entre si, mercado e religião. Se o mistério da religião é o mistério do desejo, este se revela como poder, e o poder de mercado se transforma em nova religião. O lugar do desejo é assumido pela ilusão de que o poder é capaz de produzir o que o coração deseja. Os profetas anunciaram esta ilusão dando o nome de idolatria.

As próximas jornadas e o Congresso

Mais duas jornadas serão realizadas. Uma na cidade do México, para mexicanos e hispanos dos Estados Unidos; e outra em Bogotá, Colômbia, para os países andinos. A proposta é que as Jornadas tenham um momento privilegiado de preparação e que se realize dentro dos mesmos objetivos e metodologia do Congresso.

O Congresso Continental Teológico (CCT) será realizado em outubro de 2012, no Brasil, e terá como objetivo revisar a metodologia da Teologia da Libertação na América Latina.


Fonte: Adital

Nenhum comentário: