Loading...

domingo, 10 de julho de 2011

Globo publica matéria em revista sobre o centenário de Juazeiro do Norte e Padre Cícero





Globo publica matéria em revista sobre o centenário de Juazeiro do Norte e Padre Cícero

Na sua edição deste domingo a Revista Globo divulga matéria de seis páginas relacionada com o Centenário de Juazeiro do Norte e o Padre Cícero Romão Batista. A capa traz como título “O milagre de Padre Cícero” citando Juazeiro como celeiro da cultura popular que completa 100 anos com um crescimento que era a principal profecia de seu fundador. Dentro, o texto de Mariana Filgueiras ganhou o título “Com fé eu vou” pontuando que cultura popular e religiosidade se misturam em Juazeiro, cujo desafio é crescer sem abandonar a tradição.

No texto, ela vai descrevendo diversos elementos culturais, sociais e econômicos da cidade com fotos de Custódio Coimbra que mostram a estátua de Padre Cícero, ícone maior da cidade, acadêmicos do pólo universitário, o comércio, o cineasta Walmir Paiva de Azevedo em frente ao Museu Vivo no velho Casarão do Horto, ex-votos, o grupo folclórico do Mestre Bigode, a figura do conhecido Seu Lunga, Banda Cabaçal, peças artesanais.

A matéria abre fazendo referências à tramitação no Vaticano do processo que pede a reabilitação de Padre Cícero. “Se Padre Cícero é ou não é santo, o Vaticano ainda vai custar um bocado a definir, afinal, o processo de reabilitação do padre excomungado pela Igreja Católica e adorado por milhões de fiéis brasileiros caminha de joelhos”. O texto, todavia, condiciona Juazeiro como o grande milagre do sacerdote. No início do século passado, ele dizia que o vilarejo ainda iria crescer tanto que emendaria em Crato e Barbalha.

Às vésperas de completar 100 anos, Juazeiro se tornou um exemplo de crescimento acelerado que o Nordeste experimentou na última década, segundo dados do censo 2010 divulgados pelo IBGE. Trata-se da cidade com o maior volume de investimentos no interior do Ceará. Uma das evidências é a imagem de Padre Cícero pintada no muro que cerca a pista de pouso do Aeroporto Regional do Cariri acolhendo os muitos devotos que chegam de avião ao invés dos antigos paus-de-arara.

Demontier Tenório

Nenhum comentário: