terça-feira, 7 de junho de 2011

Jacareí - UBSs realizam pré-conferências de Saúde


Durante esta semana (6 a 9), as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UMSFs (Unidades Municipais de Saúde da Família) de Jacareí realizarão as pré-conferências de saúde.

Os interessados deverão comparecer na unidade de saúde mais próxima de sua residência.


Voltadas para o segmento dos usuários dos sistema de saúde, as pré-conferências são o primeiro passo para a escolha dos delegados (titulares e suplentes) da VII Conferência Municipal de Saúde, que será realizada em julho.

Da mesma maneira, o segmento dos trabalhadores poderá escolher seus representantes nos dias 15 e 16 de junho – confira os locais abaixo.


A VII Conferência Municipal de Saúde de Jacareí será realizada nos dias 1º, 2 e 3 de julho de 2011, com a finalidade de avaliação da formulação política de saúde em Jacareí dentro do SUS (Sistema Único de Saúde) e promovendo reflexões e debates com objetivo da melhoria das condições de saúde da população, além da construção de instrumentos capazes de efetivar e consolidar o SUS na cidade.


O tema central da discussão, estabelecido pelo Conselho Nacional de Saúde, em âmbito nacional, será “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”.


A VII Conferência Municipal de Saúde de Jacareí será aberta na Câmara, no dia 1º, e as discussões serão realizadas nos dias 2 e 3, no EducaMais Espaço Centro. Também deverão ser eleitos os delegados para as pré-conferências, Conferência Estadual e Conferência Nacional.


O que é? - A conferência municipal é um espaço democrático para a construção de políticas de saúde, um instrumento legal de participação popular, regulamentado pelas Leis do SUS.
O processo é iniciado com reunião do Conselho Nacional de Saúde que propõe um tema que deverá ser replicado e discutido em todas as conferências municipais, realizadas a cada quatro anos, destinadas a analisar os avanços e retrocessos do SUS e a propor diretrizes para a formulação das políticas de saúde, contando com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade.


A última Conferência Nacional, a 13º, foi realizada em novembro de 2007 – em Jacareí, foi a 6ª Conferência Municipal de Saúde, realizada em agosto de 2007.

Fonte: Prefeitura Municipal de Jacareí

Nenhum comentário: