quarta-feira, 1 de junho de 2011

Festa do Pau da Bandeira em Barbalha - CE

"A religiosidade popular é o meio de libertação
do povo oprimido quando exerce,
dentro da história, o seu papel profético".
(Ir. Annette Dumoulin)
01 de junho 2011,06:38Hs

As festas religiosas de maior referência popular no interior do Nordeste são as festas juninas: Santo Antônio, São João e São Pedro. Mas é na cidade de Barbalha/CE que a festa tem um jeito diferente, pois há uma mistura de diversidade cultural, sentimental que tem como objetivo a diversão. É um verdadeiro espetáculo que expressa os sentimentos numa representação artística da cultura local impressionante.
O Padroeiro da cidade é Santo Antônio, o seu dia é 13 de junho, véspera do dia dos namorados. E é a partir daí que se dá o motivo de ter tanta gente querendo pegar no Pau (da Bandeira) do Santo, por ser ele o Santo Casamenteiro.
É um Santo bastante popular.
Há na cidade o translado do pau, que percorre mais de 7 km, trazido nos braços de centenas de carregadores, até chegar a Igreja Matriz, onde é fincado no chão para acontecer, de fato, o hasteamento da bandeira, abrindo a festa que durante 13 dias, acontece a trezena de Santo Antônio, com missas, quermesses e leilões.
O espetáculo da festa fica mesmo por conta do tradicional percurso do pau da bandeira pelas ruas principais da cidade. A expectativa do povo é tamanha que sentimos uma inexplicável energia nos emocionando por demais. É contagiante! As mulheres querem passar a mão, tirar uma lasquinha para fazer chá e até sentam no pau. É a vontade de casar.
O que é mais bonito nesta festa é a diversidade de grupos folclóricos representando a cultura popular, misturando-se com o povo pelas ruas, colorindo e animando a população. É verdadeiramente um evento cultural riquíssimo, pois é coroada com bandas cabaçais, tocadores de pífanos, reizados, as solteironas vestidas de noiva e os tradicionais penitentes do lugar, que existe desde o Pe. Ibiapina, pois o mesmo andava fundando essas ordens.
É a festa do povão, com blocos e palcos para apresentações das riquezas musicais de maior estima sertaneja da região. São os artistas do lugar cantando a vida!
"A Festa de Santo Antônio em Barbalha é de primeira, a cidade toda corre prá ver o pau da bandeira... (Luiz Gonzaga).

É de verdade um caldeirão cultural... Muito bonito de se apreciar e se divertir!!!


Rozelia Costa
Secretariado do 13º Intereclesial de CEBs
Setor Comunicação












Fonte: noticia por email de José Batista

Nenhum comentário: