Loading...

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Dom Moacyr Grechi

Dia 29 de junho de 2011, Dom Moacyr Grechi, arcebispo de Porto Velho, comemora 50 anos de seu sacerdócio, em missa solene, às 19h, a ser celebrada na Catedral Sagrado Coração de Jesus, em Porto Velho, Rondônia.

Com 75 anos de idade,
Dom Moacyr chega ao Jubileu de Ouro de sacerdócio com uma trajetória de muita luta e intensa atividade pastoral junto ao povo amado do Acre e Rondônia.

Nasceu no dia 19 de janeiro de 1936, na cidade de Turvo, Santa Catarina. Com 12 anos ingressou no Seminário da Ordem dos Servos de Maria, em sua cidade natal, no inicio do ano de 1949. Com 25 anos, foi ordenado padre em Roma na Itália. Ao completar 11 anos de sacerdócio, e já Provincial dos Servos de Maria, é nomeado pelo papa para ser bispo de Rio Branco, em 1972, sendo, com 36 anos de idade, um dos bispos mais jovens do Brasil, na época.

Arcebispo de Porto Velho há 13 anos, foi bispo de Rio Branco, Acre por 27 anos, Dom Moacyr é conhecido em todo o Brasil pelo seu envolvimento na luta ecológica em favor da soberania dos povos da floresta, o bispo das Comunidades Eclesiais de Base, um dos fundadores da Comissão Pastoral da Terra, CPT e Conselho Indigenista Missionário, CIMI, na Amazônia e no Brasil.

Dentre suas atividades e realizações em Rondônia, destacamos a criação da Faculdade Católica de Rondônia, da Comissão Justiça e Paz, fortalecimento dos Centros Sociais da Arquidiocese, Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida e novas paróquias, ampliação das Áreas Missionárias das Comunidades Ribeirinhas do Alto e Baixo Madeira.

Atualmente é o Diretor da Sociedade de Cultura Rádio Caiari; Chanceler e diretor Presidente da Faculdade Católica de Rondônia; Responsável da Comissão Regional Pastoral para a Liturgia; da Comissão Regional Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB-Regional Noroeste e da Comissão Pastoral da Terra do Estado de Rondônia. Membro da Comissão Episcopal da Amazônia da CNBB.

Tem como lema: “O ultimo de todos e o servo de todos” (Mc 9,35) que caracteriza sua identidade sacerdotal e marca sua vida de 63 anos completos na Ordem dos Servos de Maria, dos quais, 40 anos servindo à querida Igreja da Amazônia, como bispo e arcebispo.

Dia 29 de junho, todo o povo de Deus da Arquidiocese de Porto Velho, paróquias e rede de Comunidades Eclesiais de Base, familiares, confrades e amigos estarão unidos em Ação de Graças pelos 50 anos de Padre de Dom Moacyr Grechi, homem iluminado de Deus, que se fez dom e serviço, sobretudo, comunicador e testemunho do Evangelho de Jesus.

Nenhum comentário: