segunda-feira, 20 de junho de 2011

CEBI presente no Ato de Repatriação dos documentos do acervo Brasil: Nunca Mais

Nesta última terça-feira, 14/06/2011, o Conselho Mundial de Igreja e o Center for Research Libraries (EUA) entregaram à Procuradoria Geral da República, representada pelo subprocurador-geral da República, Aurélio Virgílio Veiga Rios, cópias de seus acervos, reunindo pelo menos 4 mil documentos mantidos no exterior e que digitalizadas farão a composição do projeto "Brasil Nunca Mais Digital". Em breve, o conteúdo estará disponível para acesso na página do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

O ato de repatriação do acervo do "Brasil: Nunca Mais", realizado pelo Arquivo Público do Estado de SP, pelo Ministério Público Federal e pelo Armazém da Memória, homenageou quatro personagens importantes desse processo: Dom Paulo Evaristo Arns; Reverendo Jaime Wright; Paulo Vanucchi e Eny Raimundo Moreira.

Esteve presente no evento, representando também o Centro de Estudos Bíblicos (CEBI), Hélio Inforsato. De acordo com Hélio, foi uma experiência única participar de um momento histórico como este, "[...] um momento histórico que traz luzes e esperanças para um Brasil verdadeiramente democrático", enfatiza.

Embora tenha sido um ato longo - iniciou às 14h30min, encerrando às 19h30min, - a iniciativa contou com depoimentos e homenagens que recriaram um contexto vivenciado por muitos de nossos/as irmãos/ãs. "O que vimos, ouvimos e re-aprendemos ali não só ficará na nossa memória, mas principalmente terá que servir para seguirmos na luta para que justiça e paz se abracem, como diz o salmo muitas vezes ali repetido", destaca Hélio.

Entre tantas instituições que estão envolvidas nesse processo, o CEBI não podia deixar de reafirmar sua presença. Assessor de comunidades e movimentos populares de São Paulo, Hélio Inforsato destaca a importância de sermos protagonistas nesse novo momento. "Vi lá o nome do CEBI no banner da entrada, como uma das entidades que apóiam o projeto. Resta-nos agora colocar isso verdadeiramente na agenda do CEBI". E aproveita para desabafar: "[...] não identifiquei mais ninguém do CEBI que estivesse presente no ato, encontrei apenas o Pe. Beozzo que representava o CESEP, enfim..."

E por fim, encerra sua participação dizendo: "Termino então com esperança, mas pensando no nosso papel, enquanto CEBI, enquanto assessores bíblicos (aliás a Bíblia foi muito citada nas falas, como por exemplo o versículo "A verdade vos libertará)", enfatizou Hélio em diálogo com o secretariado nacional do CEBI.

Fonte: CEBI

Noticia por email: Fernando Camargo

Nenhum comentário: