quinta-feira, 30 de junho de 2011

Bogotá será anfitriã da Jornada Teológica Andina

Como encerramento das Jornadas Teológicas, realizadas em quatro regiões da América Latina e Caribe, a capital colombiana Bogotá receberá a Jornada Teológica Andina, de 19 a 21 de outubro. As Jornadas são etapas de preparação e mobilização para o Congresso Continental de Teologia (CCT), que ocorre em outubro de 2012, no sul do Brasil.

Além da Colômbia, Guatemala, Chile e México foram os países indicados para receber teólogos de diversas regiões para pensar sobre os desafios e tarefas futuras da teologia da libertação na América Latina. Encabeçado pela Ameríndia, rede de católicos da teologia, o CCT objetiva propiciar uma análise da realidade eclesial atual e contribuir para que a teologia latino-americana continue sendo uma instância de promoção da perspectiva de libertação dos povos.

Segundo a organização, em Bogotá, espera-se que esta Jornada seja “um encontro que congregará as comunidades teológicas e pastorais dos países andinos, para discernir os desafios da época, suas transformações e as consequentes demandas das teologias latino-americanas em seu serviço ao povo de Deus”, diz o texto de apresentação do evento.

A Jornada Andina, que será realizada na Universidade de San Buenaventura, será dividida em três momentos. No primeiro dia, a proposta é fazer uma análise da conjuntura andina. Uma análise teológica da realidade atual será o tema do segundo dia. E para traçar as tarefas futuras da teologia, será dedicado o terceiro momento.

Cada um desses temas será destrinchado em forma de conferências centrais, painéis e oficinas. Para as conferências estão confirmados nomes como o bispo brasileiro Dom Demétrio Valentini, Luis Guillermo Guerrero e o teólogo colombiano Ignacio Madera.

As oficinas serão espaços plurais para discussão de diversos temas. Teologias afro-ameríndia, de gênero, moral, bíblica, sistemática, espiritual, ecológica, da Terra serão temas de grupos específicos de debate. Além do tema ecumenismo, diálogo inter-eclesial e educação popular.

O evento será transmitido via Internet no tempo real da programação, através do site:

www.renata.edu.co/index.php/component/content/article/22-especiales/1317-sala1-eventos-renata-internet.html

Para mais informações ou fazer a inscrição:

http://www.usbbog.edu.co/jornadas_teologicas/


Fonte: Adital

Nenhum comentário: