O Projeto Memória e Caminhada teve a satisfação em receber João Maria Van Damme. O encontro aconteceu no dia 14 de abril, na sala do Projeto, na Universidade Católica de Brasília. João Maria esteve presente em Brasília para participar de reuniões com ONG’s que atuam com políticas públicas e no intervalo destas reuniões compareceu no Memória e Caminhada para a gravação de uma entrevista e uma rodada de conversas.
João Maria Van Damme, sacerdote belga, há 35 anos no Brasil, especificamente no Maranhão, é professor do Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (Iesma), coordenador da Associação de Saúde da Periferia do Maranhão (ASP) – ONG que presta serviços na área de saúde pública – membro do Conselho Municipal de Saúde de São Luís, educador popular, e assessor da equipe de coordenação de CEBs do Regional Nordeste V, Maranhão.
O projeto Memória e Caminhada está retomando em suas atividades o trabalho de memória oral das CEBs. Trabalho este que já vinha sendo realizado em outros momentos. O registro da memória oral das CEBs está sendo feito através de entrevistas gravadas no formato de vídeo e a perspectiva é atingir um grande número de pessoas que fizeram parte da história das CEBs e continuam fazendo das CEBs uma realidade.
Na primeira experiência foi gravada uma entrevista de 25 min. com o Pe. Vileci Vidal (Crato-CE), coordenador nacional do secretariado, para o 13° Intereclesial de 2014. Esta entrevista encontra-se no processo de finalização da edição e logo estará disponível na web.
A entrevista com João Maria Van Damme (MA) foi a segunda experiência deste projeto de memória oral. A entrevista realizada conta com 4 horas de gravação em que João Maria nos relata suas experiências, impressões e conhecimentos sobre a história das CEBs no Brasil e especificamente no Maranhão.Trata-se de um riquíssimo relato que de agora em diante passará a integrar o Acervo do Projeto Memória e Caminhada.
Equipe Memória e Caminhada
Fonte: Memória&Caminhada - UCB
Nenhum comentário:
Postar um comentário