quinta-feira, 26 de maio de 2011

Alunos da ETL participam de seminário sobre CEBs - Diocese de Criciúma


No último sábado, 21, a Paróquia Sagrada Família, em Araranguá, acolheu 92 alunos da Escola de Teologia para Leigos (ETL), por ocasião do Seminário sobre CEBs, que reuniu as turmas de Araranguá e Criciúma.

O encontro, que teve início às 14h, contou com o assessoramento do pároco da Paróquia Nossa Senhora da Glória, de Meleiro, Pe. Aguinaldo Zuchinalli. Ele tratou sobre o Documento nº 92 da CNBB, a “Mensagem ao povo de Deus sobre as Comunidades Eclesiais de Base”.

Mais tarde, foi a vez de Roberto Macedo, da Equipe Diocesana de CEBs expor sua experiência de encontro de CEBs e também de vida em comunidade a partir dos Grupos de Famílias. “Ele deu seu testemunho de vida e contou como chegou à comunidade, como foi acolhido e entrosado no grupo. Pe. Aguinaldo fez também uma conceituação muito boa, com seu jeito especial de expor o assunto” – relata a Coordenadora Diocesana da ETL. Maria Inês Conti.

Conforme Maria Inês, ao final da tarde, os participantes do seminário, assessorados pelo coordenador Enio Leonardo, foram divididos em seis grupos, com a tarefa de apresentar criativamente, por meio de paródias ou encenações, como estão caracterizadas as comunidades de hoje e o que as diferenciam das “primeiras comunidades de discípulos e discípulas de Jesus”. Segundo a coordenadora, as apresentações foram surpreendentes pela criatividade no breve espaço de tempo que tiveram para serem elaboradas.

O encontro foi encerrado com a Celebração da Santa Missa, junto à comunidade, presidida pelo Pe. Jacinto Benedet e depois, no salão da paróquia, a Celebração de Envio, às 22h.

Nenhum comentário: