terça-feira, 12 de abril de 2011

CEBs Barra do Pirai/Volta Redonda - Inclusão digital

IDIM2Foi lançado no último dia 8, o Projeto de Inclusão Digital Missionária (IDIM), na Comunidade Eclesial de Base (CEBs) de São João Evangelista, que pertence a diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda (RJ), contando com a presença de 60 pessoas, além do bispo diocesano dom João Maria Messi.

Num clima de oração, foi rezado Ofício Divino das Comunidades em ação de graças pelo êxito da iniciativa que teve oito meses de campanha, adesão de 18 CEBs, sendo seis delas: São João Evangelista, São Francisco de Assis, Maria de Nazaré, São Pedro, São Judas Tadeu e São Pedro/Cotiara, todas da Paróquia São Sebastião.

A equipe de orientadores do Projeto IDIM apresentou os equipamentos novos e explicou com detalhes o objetivo, ressaltando que visa criar a consciência digital em âmbito eclesial; mostrou as etapas de cada encontro e os temas específicos que se complementam e compartilham, esclarecendo que não será apenas um curso de informática, porque vai mais além e pretende agregar novos agentes da Pascom. Tudo de acordo com as diretrizes diocesanas da Pascom e os documentos do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, que falam da ética na comunicação e na internet.

IDIM1Serão quatro meses de encontros de formação, atingindo 90 pessoas, com noções de jornalismo, criação de e-mail, internet, articulação da equipe comunitária da Pascom e produção da agenda da CEBs, que oportunizará duas horas por semana, em quatro encontros, totalizando oito horas de atividades práticas e teóricas.

“Hoje é um dia especial para a Pascom, que comungo com vocês e sei o quanto se esforçaram para que fosse concretizado um projeto missionário de comunicação, ousado e corajoso. Parabenizo e gostaria que todos tivessem esta mesma consciência de vocês! O que não me agrada é ver a resistência e a indiferença das pessoas ao mundo digital, tão necessitado da presença cristã, o qual o papa Bento XVI, sempre descreve em suas Cartas anuais pelo Dia Mundial da Comunicação, que este ano completa 45 anos em 5 de junho”, afirmou dom João Maria Messi.

Nenhum comentário: