domingo, 17 de abril de 2011

Campanha contra os agrotóxicos

A Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida, lançada em 07 de abril em Brasilia, reúne movimentos sociais, pastorais sociais, entidades estudantis e sindicatos em defesa do direito à alimentação saudável para todos, da saúde e qualidade de vida do trabalhador e de um meio ambiente equilibrado.

A ideia é alertar a sociedade para o uso indiscriminado de defensivos agrícolas.

O Brasil é o maior consumidor mundial dessas substâncias: cerca de 1 bilhão de litros foram utilizados no País em 2009 – uma média de 5 litros por pessoa.

A campanha defende um novo modelo agrícola que valorize a agricultura familiar e viabilize o desmatamento zero; permita o acesso a tecnologias que utilizem menos agrotóxicos, como os sistemas agroecológicos; gere renda e trabalho para a população rural.

Para isso, a Reforma Agrária é política fundamental. Todos os anos multiplicam-se casos de contaminação no campo por agrotóxicos. Pesquisas vêm apontando as graves consequências dessa contaminação para o meio ambiente e a saúde humana.

Ela pode causar problemas como câncer, distúrbios hormonais e neurológicos, má formação do feto, depressão, doenças de pele, diarréia, vômitos, desmaios, dor de cabeça, contaminação do leite materno, entre outros.

Fonte: Via Campesina Brasil

Nenhum comentário: