quarta-feira, 13 de abril de 2011

9° Encontro de Articuladores Intercontinental das CEBs


Pe. Nelito relata sobre as conclusões do 9° Encontro de Articuladores das CEBs que ocorreu em Santiago do Chile em Abril de 2011

9° Encontro de Articuladores Intercontinental de CEBs

Na cidade de Santiago do Chile, estiveram reunidos assessores e assessoras das CEBs dos quatro continentes. Foram dez dias de muita oração, reflexão, estudo, convivência fraterna, partilha de experiências e de profunda atenção aos “sinais dos tempos” que o Espírito vem suscitando na igreja nos últimos cinquenta anos, impulsionados pelo Concílio Vaticano II, a Conferência de Medellín e os planos de pastoral em cada continente.




O Brasil se fez presente com oito participantes, representando a CNBB, a Ampliada Nacional, o 13º Intereclesial e a articulação do Cone Sul das CEBs.


Dentre as resoluções do encontro, destacam-se a promoção de um curso em parceria com o ITEPAL (instituto teológico de pastoral latino americano) do CELAM, a realizar-se em Bogotá, Colômbia, nos dias 5 a 25 de setembro de 2011.

O tema do curso será: As Comunidades Eclesiais de Base desafiadas pelo Contexto Eclesial e Social.


Buscando responder a uma das principais urgências, que é a qualificação de animadores e animadoras das CEBs, deliberou-se também pela criação de uma Escola à distância - Oscar Arnulfo Romero - para a formação Bíblica e Teológica para as CEBs. A escola terá três anos de duração, entre janeiro de 2012 a dezembro de 2014, com 40 alunos.


Para dar continuidade ao processo de fortalecimento das CEBs na América Latina e caribe, decidiu-se também pela realização do Nono Encontro Latinoamericano, na cidade de São Pedro Sula, em Honduras, na América Central, nos dias 16 a 22 de Junho de 2012, com previsão para 200 participantes.


O olhar e o coração dos articulares/as das CEBs estiveram voltados, sobretudo, para as juventudes e as mulheres nas CEBs, em seus desafios e protagonismos, agradecidos/as e desafiados/as a ampliar os seus espaços de participação e de articulação.

Pe. Nelito Dornelas

Nenhum comentário: