As Comunidades Eclesiais da paróquia Nossa Senhora da Vitória (catedral) realizaram caminhada penitencial pelas ruas do Centro de Vitória hoje, 20 de março.
Inicio na Catedral às 15h:30 de onde partiu a caminhada até à Comunidade Santíssima Trindade na Esplanada Capixaba.
O momento proporcionou a todos uma reflexão sobre o Tempo de Quaresma que estamos vivendo e a experiência da oração em comunidade.
A Comunidade Eclesial da paróquia segue em oração pelas ruas preparando-se para a Páscoa.
Arquidiocese de Vitória - ES
Abertura da Campanha da Fraternidade
A Abertura da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Vitória aconteceu 13/03, com uma caminhada pelas ruas da Cidade Alta.
Em frente ao Palácio Anchieta, o Arcebispo de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, falou sobre o objetivo da Campanha: conscientizar sobre o cuidar, cultivar e guardar a terra e mobilizar para ações concretas que demonstrem respeito pelo Meio Ambiente. Dom Luiz voltou a acentuar que precisamos, como pessoas e como Igreja, "cuidar de nossos quintais" porque a soma das pequenas atitudes ajudará nos projetos maiores de desaceleração do Aquecimento Global.
A chuva forte que começou a cair no início da caminhada e não deu trégua durante todo o percurso, não impediu os fiéis de concretizarem seus propósitos. A grande maioria dos presentes percorreram a cidade alta e participaram dos momentos de reflexão propostos pelas encenações. Foram encenados 4 momentos da Paixão de Jesus: A condenação à morte, Verônica enxugando o rosto de Jesus, Jesus consolando as mulheres de Jerusalém e Jesus pregado e morto na cruz.
O trajeto entre a Escadaria da Igreja do Carmo e a Praça Costa Pereira foi feito em silêncio. Um momento para pensar na Paixão de Jesus e no sofrimento das vítimas da violência no Estado do Espírito Santo. Na Praça, após a encenação da Ressurreição de Jesus, foi feita uma homenagem ao Cônego Maurício, falecido no dia 17 de fevereiro deste ano. Mulheres grávidas, vestidas com camisetas com a foto do Cônego distribuíram sementes, no momento em que um jovem dizia: Cônego Maurício, obrigado por todo o bem que o senhor nos fez.
A Campanha da Fraternidade tem como tema a Fraternidade e a Vida no Planeta e como lema "A criação geme em dores de parto" (Rm 8, 22). Durante toda a Quaresma o tema e o lema serão refletidos em todas as Comunidades Eclesiais desta Arquidiocese.

Nenhum comentário:
Postar um comentário