CEPIS 2010 - Pe Jose Comblin
Faleceu domingo, 27 de março, Padre José Comblin, profeta que dedicou sua vida à causa dos empobrecidos e da Igreja Popular.
José Comblin morreu em Salvador, na Bahia, aos 88 anos.
Ele nasceu no dia 22 de março de 1923, na Bélgica. Desde 1958 trabalhava no Brasil, especialmente em Pernambuco, na Paraíba e na Bahia.
Padre Comblin estava em tratamento médico na capital baiana. Foi encontrado morto, sentado, em seu quarto, quando era esperado para a oração da manhã e não apareceu na capela. Ele tinha problemas cardíacos e usava marcapasso. Apesar da doença, parecia bem disposto e estava trabalhando.
Ele veio para o Brasil em 1958, atendendo a apelo do papa Pio XII, que no documento Fidei domum(O Dom da Fé) pedia missionários voluntários para regiões com falta de sacerdotes.
Depois de trabalhar em Campinas e, em seguida, passar uma temporada no Chile, foi para Pernambuco, em 1964, quando d. Helder Câmara foi nomeado arcebispo de Olinda e Recife. Perseguido pelo regime militar, foi detido e deportado, em 1972, ao desembarcar no aeroporto de volta de uma viagem à Europa.
José Comblin participou do primeiro grupo da Teologia da Libertação. Esteve na raiz das equipes de formação de seminaristas no campo em Pernambuco e na Paraíba (1969), do seminário rural de Talca, no Chile (1978) e, depois, na Paraíba, em Serra Redonda (1981). Estas iniciativas deram origem à chamada Teologia da enxada.
Além disso, esteve na origem da criação dos Missionários do Campo (1981), das Missionárias do Meio Popular (1986), dos Missionários formados em Juazeiro da Bahia (1989), na Paraíba (1994) e em Tocantins (1997).
Faleceu na cidade de Pedro Simões, perto de Salvador, onde estava ministrando um Curso sobre Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).
Ele pediu para ser enterrado no município de Arara, na Paraíba, perto de outro grande apóstolo de sertão, o Dr. e hoje Venerável Pe. Ibiapina, que repousa em Santa Fé, município de Solânea.
Homem afável, arguto e dotado de uma grande capacidade de fino humorismo. Um dos maiores teólogos da Teologia da Libertação, autor de muitos e bons livros e de muitos excelentes artigos.
Nascido em Bruxelas, Doutor pela Universidade de Lovaina, Comblin chegou ao Brasil em 1958 e, na ditadura militar, foi perseguido e expulso do Brasil em 1972. Voltou, mas para o Chile, onde continuou seu trabalho de teólogo, professor, fecundo escritor e assessor das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) ajudando a fundar várias importantes Associações
Católicas populares para trabalho de evangelização nas bases, a partir da realidade concreta do Povo sofrido
Profundamente empenhado com o Brasil e a América Latina, uma de suas últimas manifestações, foi um carta a D. Demétrio Valentino sobre a manipulação religiosa tentada por alguns bispos de S. Paulo sobre as últimas eleições presidenciais no Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário